Como controlar a ansiedade no trabalho

Como controlar a ansiedade no trabalho
Dê atenção à sua saúde mental

Confira dicas que vão te ajudar a se sentir melhor no ambiente profissional

A ansiedade é uma reação natural do corpo, mas, no ambiente de trabalho, ela pode atrapalhar o seu desempenho e a execução de tarefas do dia a dia. Por isso, o psicólogo César A. S. Borella listou uma série de dicas para te ajudar a ter uma rotina de trabalho mais tranquila.  

Mas antes, lembre-se que a ansiedade é caracterizada um problema de saúde quando gera preocupação exagerada e contínua. Caso sinta que está deixando de fazer alguma atividade por causa dela, não hesite em procurar ajuda médica.

Organize-se

A falta de organização e planejamento faz com que você se sinta perdido e sem saber o que fazer. Crie uma agenda com todas as suas tarefas e obrigações, organizando-as por ordem de prioridade. Isso vai evitar que você se esqueça das coisas e dará sensação de controle.

Não deixe para última hora

Evite ficar empurrando as coisas para depois. Pessoas ansiosas costumam ter concentração baixa e por isso não conseguem fazer coisas que tenham prazo curto. O ideal é que comece uma tarefa logo que lhe foi passada.

Do mesmo modo, mude o hábito de sair de casa em cima da hora para suas obrigações, assim você não precisará encarar o caos do transporte público ou trânsito lento, coisas que só fazem piorar a ansiedade.

Tenha um plano de vida

A falta de perspectiva é um grande gerador de ansiedade no trabalho. Quando você percebe que todos os seus dias se tornaram iguais e que a sua vida virou uma grande rotina, não tem como não se deixar derrotar pelo estresse ou pela ansiedade, principalmente quando você pensa no futuro e não vê nada de consolador nele.

Por isso, é importante que você tenha sonhos e sempre um plano para sair dessa situação. Seu objetivo pode ser mudar de emprego, abrir seu próprio negócio, passar em concurso público etc.

Crie um ambiente acolhedor

Crie um espaço para você. Um ambiente acolhedor e confortável ajuda a diminuir a tensão que o trabalho pode acarretar. Imagens e coisas familiares que lhe sejam agradáveis fazem com que o espaço de trabalho pareça menos hostil e amedrontador. Se possível, decore o seu local de trabalho com imagens que lhe sejam agradáveis e até com foto de pessoas que você goste.

Tire um tempo para relaxar

Nas empresas devem existir momentos que sirvam para diminuir a tensão, por isso você tem seu horário de almoço e pausa para o café. Sem esses momentos de folga, as pessoas começam a produzir menos. Aproveite esses espaços para fazer alguns exercícios de relaxamento ou jogar conversa fora com os colegas de trabalho.

Confira outras dicas na revista Saúde da Mente.

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *