O cachorro é o melhor amigo do homem. Mas, como em qualquer relação, o convívio pode se tornar complicado pela falta de comunicação, principalmente nesse caso em que os dois não falam a mesma língua. Para resolver esse tipo de problema, adestrar o animal pode ser a solução.
O que é adestramento?
O adestramento é um processo educacional que visa melhorar a comunicação entre o cão e o tutor. Segundo Manara Martins, adestradora e fundadora da Alternativa Pet Adestramento, são utilizadas técnicas que ensinam o animal a “associar comandos, gestos e marcadores pelos comportamentos que desejamos modelar e executar”.
Nele, o cachorro aprende, por exemplo, a executar tarefas, a respeitar limites e a obedecer ao tutor. “O adestramento é realizado não só para trabalhar problemas de comportamento, mas também para ensinar o cão como que nós, humanos, gostaríamos que ele se comportasse em diferentes situações”, afirma Camila Hermes, médica veterinária e adestradora.
Adestramento de gato
Pode não ser tão comum, mas, assim como os cachorros, os gatos também podem ser ensinados, visando os mesmos objetivos e benefícios. “Com adestramento, os gatos tornam-se muito mais proativos, brincalhões e carinhosos”, explica a adestradora Manara Martins.
Vantagens do adestramento
O adestramento oferece uma série de benefícios tanto para o tutor quanto para o cachorro. Além de resolver problemas de comportamento, a técnica também melhora a comunicação, promove divertimento para o animal com as atividades positivas, reduz o estresse e a ansiedade do pet e muito mais.
Fora isso, o adestramento também contribui para a convivência e relacionamento do tutor com o bichinho. “O adestramento aproxima o cão do tutor, melhorando e estabelecendo um relacionamento harmonioso”, diz Manara Martins.
Adestramento para todos os cães
Independentemente da idade, porte, raça ou comportamento, qualquer cachorro pode ser adestrado. Não há nada que limite isso. Contudo, conforme explica Camila Hermes, quando o cão é filhote, até os 8 meses de idade, o adestramento tem um efeito mais rápido e duradouro.
“Podemos começar o adestramento desde o momento em que o filhote chega à nossa casa. Começamos o quanto antes para evitar erros e para ensinar o filhote como gostaríamos que ele se comportasse”, orienta a veterinária.
Treino personalizado
Como cada animal é único e tem suas particularidades, o adestramento deve ser personalizado de acordo com as características do cachorro. “Um bom adestrador deve identificar as necessidades de cada cão e adaptar a aula para atender aquele indivíduo”, aponta Manara Martins.