5 dicas de decoração para áreas externas

5 dicas de decoração para áreas externas
A área externa da casa também necessita de uma atenção especial (Imagem: Shutterstock)

A parte externa da casa também merece uma atenção especial quando o assunto é decoração. No entanto, esse cuidado pode variar de acordo com o tipo de espaço, finalidade e desejos do morador. Por isso, confira as dicas para tornar o seu lar ainda mais aconchegante!

Varanda e terraço

Antes de saber quais elementos decorativos devem compor a varanda ou o terraço, é importante entender qual a diferença entre esses espaços. Segundo a arquiteta Karoline Coutinho, o que os torna diferentes é apenas a localização. A varanda fica localizada em frente à casa ou, no caso de apartamentos, ligada a um dos cômodos de entrada; o terraço, por sua vez, está na parte de cima do imóvel.

1. Móveis que podem ser utilizados

A arquiteta Gabriela Barros explica que os móveis mais indicados para se utilizar na varanda e no terraço são sofás, mesas laterais e de centro, poltronas e pufes. Ela também ressalta que, caso esses espaços sejam abertos, tais mobílias deverão ser de materiais resistentes, como alumínio, inox, fibra sintética ou natural. Desse modo, elas não sofrerão desgastes quando expostas à chuva ou ao sol.

2. Paleta de cores

De acordo com Karoline Coutinho, não há um padrão específico de cores que podem ser utilizadas para decorar a varanda e o terraço. “Isso vai depender muito da personalidade dos moradores ou do próprio estilo do ambiente”, complementa. Ela apenas ressalta que o uso das tonalidades deve harmonizar com os demais elementos presentes no ambiente.

Vista da área externa com uma mesa e quatro cadeiras, pontos de iluminação na porta e vasos de plantas
Importante investir em pontos de luz em locais específicos (Imagem: Shutterstock)

3. Qual iluminação utilizar?

Para Gabriela Barros, a varanda e o terraço devem ter mais de um tipo de iluminação, para auxiliar nas demandas dos moradores. “O ideal é que haja uma luz fria (branca) para atender às funções de trabalho e uma cena com iluminação quente (amarela) para proporcionar um ambiente mais intimista e descontraído”, sugere. Ainda segundo a arquiteta, também é importante investir em pontos de luz em locais específicos, como luminárias de piso, de mesa e de parede.

4. Objetos decorativos

Os objetos decorativos para a varanda e o terraço não precisam ser os mesmos. No caso da varanda, a arquiteta Gabriela Barros recomenda fazer o uso de quadros, vasos, cestos de palhas e tapetes de fibras naturais. Já para o terraço, ela indica utilizar almofadas de tecido náutico, balanços de fibras naturais ou sintéticos e fontes de água.

5. Plantas para área externa

As plantas também são bastante indicadas para decorar ambientes externos. Contudo, Karoline Coutinho esclarece que as espécies mais indicadas são aquelas resistentes ao sol, como espada-de-são-jorge, as de pequeno porte, como cacto e suculenta, e aquelas que podem ser cultivadas em vasos e podadas, como clúsia, dracena e palmeira-bambu.

Agnes Faria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.