Acidentes em decorrência de escape de gás em casas e estabelecimentos comerciais têm sido cada vez mais noticiados. Recentemente, um caso em Pontal, São Paulo, vitimou uma pessoa e levou dezenas à internação. Já em Salvador, na Bahia, um vazamento causou uma explosão que destruiu 10 imóveis.
Além das explosões, a intoxicação é outro problema que pode acontecer com produtos que têm gás, como botijões e aquecedores. De acordo com dados do Portal do Datasus, de 2000 até 2019, ao menos 532 pessoas morreram em casas e apartamentos devido ao envenenamento por monóxido de carbono.
Com a ideia de conscientizar as pessoas, o bombeiro Souza Junior separou algumas dicas importantes para evitar acidentes com esse vilão silencioso. Confira!
1. Fique de olho no seu botijão!
Segundo o profissional, é preciso deixá-lo em um lugar protegido do sol e fora da sua residência. Esse seria, para Souza Junior, o primeiro passo para evitar acidentes.
2. Sentiu o cheiro? Hora de agir!
O especialista explica que a primeira coisa a se fazer é não acionar o interruptor de luz nem qualquer chama. “Vá direto para as janelas e abra tudo. Depois, remova o botijão para um lugar ventilado e chame a distribuidora de gás”, ensina.
3. A mangueira tem prazo de validade
Verifique sempre se, de fato, o item está dentro do prazo de validade. Jamais faça emendas para aumentar o comprimento da mangueira. Compre uma nova quando o vencimento passar e a instale corretamente.
4. Cuidado com o aquecedor a gás!
Esteja sempre com o contato de um bombeiro credenciado e confira se as instalações estão dentro das normas da NBR. Verifique sempre a coloração da chama no queimador. Caso não esteja azulada, pode ter emissão de monóxido de carbono, e a presença dos bombeiros deve ser solicitada.
No final de tudo, é importante deixar sempre o seu ambiente arejado. Caso sinta o cheiro de gás, aí, sim, se faz necessário o cuidado com aberturas de janelas e portas a fim de que um possível vazamento não cause acidentes.
Por Henrique Souza