Ícone do site Portal EdiCase

6 dicas para proteger a audição

Ilustração de médicos ao redor de uma orelha com aparelho auditivo

Algumas atitudes podem ajudar a preservar sua audição (Imagem: ivector | ShutterStock)

Todos os dias, você é exposto a sons que se qualificam como ruído. Mesmo que você não perceba, ele está presente na escola, no trabalho, no trânsito e até mesmo nos momentos de lazer. Eles são considerados ruídos quando representam perturbações indesejadas no ambiente acústico, interferindo na comunicação, no conforto e no bem-estar das pessoas.

O ouvido é um órgão complexo, cheio de células sensoriais importantes que nos ajudam a ouvir e ajudam o cérebro a interpretar o som. Se as células sensoriais percebem o som como muito alto, elas podem ser danificadas – ou, simplesmente, morrer. O problema é que não há maneira de revivê-las. Consequentemente, isso pode resultar em danos auditivos permanentes.

Portanto, é importante proteger os ouvidos dos ruídos muito altos e se manter em ambientes em que os níveis de som são confortáveis, como em uma conversa normal de cerca de 60 dB.

Não ouvir o barulho externo indica que os fones estão em um volume inadequado (Imagem: goffkein.pro | Shutterstock)

Causas da perda de audição

O otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica que todo mundo pode ter perdas auditivas por exposição excessiva ao ruído, uso de remédios, infecções, acidentes, decorrentes da idade ou causas de origem genética. “O mais importante é cuidar da audição para que ela permaneça intacta e permita desfrutar todos os sons que a vida oferece […]”, diz.

Hábitos para proteger a audição

A seguir, o médico lista algumas atitudes que ajudam a proteger a audição. Veja!

Para finalizar, o médico fala que a prevenção é o melhor remédio. “Perdas de audição são irreversíveis e poucas mudanças de hábito já surtem excelentes efeitos benefícios para a saúde auditiva […]”, diz.

Por Mayra Barreto Cinel

Sair da versão mobile