6 dicas para proteger a audição

6 dicas para proteger a audição
Algumas atitudes podem ajudar a preservar sua audição (Imagem: ivector | ShutterStock)

Todos os dias, você é exposto a sons que se qualificam como ruído. Mesmo que você não perceba, ele está presente na escola, no trabalho, no trânsito e até mesmo nos momentos de lazer. Eles são considerados ruídos quando representam perturbações indesejadas no ambiente acústico, interferindo na comunicação, no conforto e no bem-estar das pessoas.

O ouvido é um órgão complexo, cheio de células sensoriais importantes que nos ajudam a ouvir e ajudam o cérebro a interpretar o som. Se as células sensoriais percebem o som como muito alto, elas podem ser danificadas – ou, simplesmente, morrer. O problema é que não há maneira de revivê-las. Consequentemente, isso pode resultar em danos auditivos permanentes.

Portanto, é importante proteger os ouvidos dos ruídos muito altos e se manter em ambientes em que os níveis de som são confortáveis, como em uma conversa normal de cerca de 60 dB.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Menina mexendo no celular e usando fone de ouvido na rua
Não ouvir o barulho externo indica que os fones estão em um volume inadequado (Imagem: goffkein.pro | Shutterstock)

Causas da perda de audição

O otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica que todo mundo pode ter perdas auditivas por exposição excessiva ao ruído, uso de remédios, infecções, acidentes, decorrentes da idade ou causas de origem genética. “O mais importante é cuidar da audição para que ela permaneça intacta e permita desfrutar todos os sons que a vida oferece […]”, diz.

Hábitos para proteger a audição

A seguir, o médico lista algumas atitudes que ajudam a proteger a audição. Veja!

  • Evite ambientes barulhentos por muito tempo;
  • Utilize sempre os acessórios de proteção auditiva (EPI) se as atividades profissionais exigirem muita exposição a ruídos intensos;
  • Evite ouvir música em volume acima da metade da capacidade dos aparelhos, principalmente com fones de ouvido;
  • Em casos de infecção de ouvido, procure um otorrinolaringologista e faça o tratamento indicado. Infecções, especialmente aquelas de repetição, são riscos potenciais de perda auditiva;
  • Cuidado com objetos pontiagudos ou hastes flexíveis no ouvido. Esse tipo de objeto pode empurrar a cera para o tímpano ou até perfurar a membrana timpânica e afetar a audição;
  • Se perceber dificuldade em entender ou grande necessidade em aumentar o volume da televisão, procure um especialista para fazer um exame de audição. Quanto mais cedo se cuidar, melhor!

Para finalizar, o médico fala que a prevenção é o melhor remédio. “Perdas de audição são irreversíveis e poucas mudanças de hábito já surtem excelentes efeitos benefícios para a saúde auditiva […]”, diz.

Por Mayra Barreto Cinel

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.