Dieta pode ser benéfica ou prejudicial para o emagrecimento
O termo “dieta”, muitas vezes, é utilizado com a conotação errada. De acordo com Gabriela Mendes Taveiros, nutricionista, essa palavra refere-se aos hábitos alimentares individuais, podendo ser saudáveis ou não. “Porém, temos o costume de relacionar a dieta a uma alimentação de baixa caloria e que leva ao emagrecimento”, esclarece. Confira como uma dieta pode ser prejudicial à saúde e aprenda a fazer da forma adequada.
Fuja de dietas restritivas
Existem diversos nutrientes fundamentais para o nosso corpo. Se você deixar de consumir um deles ou consumir algum em excesso, poderá causar desequilíbrio no organismo. “Fuja de todas as dietas que prometem emagrecimento rápido e que restrinjam algum grupo de alimentos, como a dieta das proteínas (que restringe o carboidrato), ou que você consuma apenas um tipo de alimento, como a dieta da sopa”, recomenda a profissional.
Cuidado com mudanças drásticas na alimentação
Segundo a nutricionista Glauce Lamoglie, as dietas funcionam, mas devem ser realizadas com cuidado. “A diferença é que algumas dietas são feitas para a perda de peso a curto prazo, com redução drástica da ingestão alimentar. Dessa forma, tem-se principalmente a perda de massa muscular e de líquidos. O organismo continua com a mesma porcentagem de gordura”, afirma.
Ainda de acordo com a profissional, o problema desse tipo de alimentação é que, quando o indivíduo volta a comer normalmente, tende a ganhar peso novamente. Isso ocorre porque a pessoa não aprendeu a se alimentar de forma saudável. Por isso, acaba voltando aos antigos hábitos alimentares, o que contribui para uma alta ingestão energética e para o ganho de peso.
Ciclo vicioso de perda e ganho de peso
Glauce Lamoglie explica que fazer dietas radicais, com a consequente volta aos maus hábitos alimentares, gera um ciclo vicioso de perda e ganho de peso — o famoso efeito sanfona. Para evitar isso, segundo a nutricionista, é necessário que a dieta seja gradual e sem a exclusão de nutrientes.
“O indivíduo deve aprender sobre os benefícios e malefícios de cada alimento e introduzi-los em sua alimentação conscientemente. Dessa forma, comer será natural, a escolha dos alimentos será feita de forma espontânea, a alimentação saudável será apenas mais uma de suas tarefas diárias e rotineiras, sem a necessidade de esforço para segui-la”, indica Glauce Lamoglie.