Entenda a importância dos cuidados com a alimentação de crianças com artrite
A artrite é uma doença que causa inflamação nas articulações e, segundo Tatiana Molinas Hasegawa, médica reumatologista, é um problema do sistema imunológico, classificado como autoimune, e pode ser muito destrutivo. “É como se o organismo começasse a se atacar. O sistema imunológico, que foi feito para nos defender, começa a ver o sistema da articulação como inimigo”, explica.
Além disso, é um problema que progride rapidamente e pode afetar, inclusive, crianças. “Acomete crianças de ambos os sexos, entre 2 e 3 anos. Causa muita deformidade, é muito mais agressivo e pode estar presente em outras doenças autoimunes”, afirma a reumatologista.
Alterações no peso das crianças
A artrite é uma doença que pode, indiretamente, influenciar no peso das crianças. “Às vezes, elas apresentam falta de apetite, o que leva a perda de peso e atraso do crescimento. Por outro lado, os efeitos colaterais dos medicamentos podem incluir aumento excessivo de peso”, alerta a nutricionista Solange Ventura.
Atenção com a alimentação
É importante ficar de olho na alimentação das crianças portadoras de artrite. De acordo com Solange Ventura, doenças crônicas demandam mais do corpo delas e criam a necessidade de ingestão de um número maior de calorias. No entanto, a criança pode ter falta de apetite quando se sente doente ou pode ter dificuldade para comer quando tem articulações doloridas ou mobilidade limitada.
A seguir, a nutricionista lista algumas dicas para ajudar a criança a se alimentar e manter o peso adequado.
- Faça a criança comer em intervalos regulares e inclua lanches, mesmo quando ela não estiver com vontade.
- Tente diminuir a quantidade de comida que a criança precisa ingerir, aumentando o conteúdo nutritivo de cada mordida ou gole. Por exemplo, adicione queijos, molhos e margarina às comidas e ofereça leite integral. Isto pode prevenir perda de peso e atraso do crescimento.
- É necessário tomar cuidado para que a criança não ganhe peso em excesso, pois força as articulações dos joelhos, quadris e tornozelos.
- Exercícios apropriados em conjunto com uma dieta balanceada podem ajudar a manter um peso normal.
- Muitas crianças com artrite necessitam de quantidades maiores de cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos.
Lembre-se que é importante que a criança com artrite tenha acompanhamento médico e consulte um nutricionista para elaborar o cardápio que atenda às necessidades dela.