Entender as diferenças entre suco, refresco e néctar é fundamental para fazer escolhas conscientes sobre o que consumimos. Cada uma dessas bebidas possui composições distintas e variações no teor de frutas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) exige, inclusive, que as embalagens indiquem a classificação do produto com a porcentagem de polpa.
“Existem duas formas simples de o consumidor identificar o suco feito somente com fruta: através da nomenclatura oficial que aparece no rodapé do rótulo, na parte frontal, bem como pelo destaque ‘100% SUCO’ que só pode ser usado nestas bebidas. Cada um tem suas características, mas o visual das embalagens é parecido e pode gerar confusão”, explica Vivian Ramirez, Head de Marketing da Xandô.
Suco, néctar ou refresco
O suco é aquele que apresenta 100% do suco da fruta. O néctar, por sua vez, tem aproximadamente de 30% a 50%, e o refresco tem de 5% a 30%. Ambos podem ser acrescidos de açúcares e outros aditivos. Nesse cenário, para um público mais preocupado com a saúde, os sucos 100% se tornaram uma categoria prioritária nas compras. Uma pesquisa realizada pela Nielsen, por exemplo, mostrou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais.
Qual opção é a mais saudável?
O suco é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída. Deve possuir 100% de fruta. O néctar é um produto diluído e adoçado, possui fruta, água e açúcar ou adoçante. Por sua vez, o refresco é uma bebida diluída, com suco de fruta, polpa ou extrato vegetal, podendo ser acrescido de açúcares, corantes e aromatizantes artificiais. Em comparação ao suco e ao néctar, o refresco é o que apresenta menor teor nutritivo.
Diante disso, o suco natural é a escolha mais nutritiva, porque contém nutrientes essenciais da fruta, como vitaminas, minerais e fibras. “[…] Evitar adição de açúcares é fundamental, pois o excesso pode contribuir para problemas de saúde como obesidade e diabetes. Optar por sucos naturais […] ajuda a manter um estilo de vida saudável, fornecendo nutrientes vitais”, reforça Dereck Oak, nutricionista clínico e esportivo.
O profissional ainda aponta que a pasteurização do suco adequada prolonga a vida útil da bebida, mantendo-a segura para consumo e preservando suas qualidades nutricionais. Além disso, tanto o néctar como o refresco, em comparação com o suco natural, oferecem menos benefícios nutricionais.
Importância de verificar as embalagens
Verificar as embalagens é fundamental para fazer escolhas conscientes. Elas fornecem informações vitais, como a composição do produto e sua classificação, garantindo que os consumidores façam escolhas alinhadas com suas necessidades nutricionais e preferências.
Ao examinar cuidadosamente as embalagens, é possível evitar confusões e selecionar produtos que atendam às suas expectativas de qualidade e saúde, contribuindo para uma compra mais informada.
Por Marcela Martinez