6 alimentos ricos em fibras que melhoram o funcionamento do corpo

6 alimentos ricos em fibras que melhoram o funcionamento do corpo
Comer alimentos ricos em fibras é importante para o bom funcionamento do corpo (Imagem: Shutterstock)

Eles também ajudam a prevenir problemas de saúde e auxiliam no emagrecimento

As fibras são partes dos alimentos vegetais que pertencem ao grupo dos carboidratos, e não são digeríveis pelo organismo. No entanto, elas são muito importantes para o bom funcionamento do corpo. “As fibras presentes nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Absorvem excessos e ajudam a eliminar as toxinas. Previnem a constipação e doenças relacionadas ao intestino, ajudam na perda de peso e na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Fernanda Sobral.

> 6 mitos e verdades sobre dores nas costas

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Benefícios para o sistema imunológico

Segundo Fernanda Sobral, as fibras também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, “pois estimulam o crescimento das células benéficas da flora intestinal, impedindo o crescimento de micro-organismos danosos”.

Onde estão as fibras?

As fibras podem ser encontradas em diversos alimentos de origem vegetal. De acordo com Fernanda Sobral, é preferível o consumo dos alimentos crus, bem higienizados e com as cascas (quando possível), pois contêm maior quantidade de fibras.

Veja alguns exemplos de alimentos indicados pela nutricionista:

  • Alimentos industrializados com cereais integrais: pães, barras de cereal, biscoitos integrais, cereais matinais integrais.
  • Frutas: mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego.
  • Verduras: couve, escarola, rúcula, repolho, espinafre.
  • Legumes: abóbora, cenoura, beterraba, quiabo, abobrinha.
  • Cereais: aveia, linhaça, chia, gérmen de trigo, granola.
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja.

> Diagnósticos e tratamentos para a dor crônica

Alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras (Imagem: Shutterstock)

Fibras que emagrecem

Esses alimentos também são muito indicados para quem busca perder peso, pois promovem maior saciedade, ou seja, você sente menos fome. “As fibras proporcionam maior saciedade e fazem com que o esvaziamento gástrico seja feito em um maior tempo. Assim, a sensação de fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar”, afirma a nutricionista Roberta Stella.

> Palito de dente: 6 problemas que podem ser desenvolvidos pelo uso

Ação contra a gordura

Conforme explica Fernanda Sobral, as fibras formam uma goma quando entram em contato com a água. Essa goma é responsável por retardar a digestão. “A diminuição do ritmo da digestão aumenta o tempo de saciedade pela presença do alimento no estômago por mais tempo e pela liberação mais lenta da glicose no sangue”, esclarece.

A nutricionista diz que a liberação mais lenta da glicose no sangue resulta em “uma menor liberação de insulina, um hormônio que ‘leva’ a glicose para dentro das células para ser utilizada e favorece o estoque de gordura quando em grandes quantidades”.

> 9 alimentos para turbinar o treino e ganhar massa muscular

Quem pode consumir?

Os alimentos integrais podem e devem ser consumidos por pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. “É importante oferecer a elas estes tipos de alimentos desde cedo, para que seja criado mais facilmente um hábito alimentar saudável e para evitar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, constipação intestinal, doenças cardiovasculares”, incentiva Fernanda Sobral.

Em relação ao consumo, o que muda é que em cada idade a quantidade de fibras ingeridas durante o dia é diferente. Uma criança deve consumir menos que um adulto. Em todo caso, consultar um nutricionista para indicar as quantidades corretas é o mais indicado.

Confira mais dicas de saúde na revista ‘Seja Saúde’

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.