A Revolução Francesa (1789-1799) aconteceu em um período que marcou o fim do absolutismo no país e se destacou pela participação popular na Tomada da Bastilha, também conhecida como ‘Queda da Bastilha’, prisão localizada em Paris em que ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do Rei.
Naquela época, a Bastilha foi considerada pelo povo o símbolo de um antigo regime, pois culminou na revolta da população contra a crise socioeconômica que o país enfrentava, enquanto classes superiores desfrutavam de privilégios às custas da burguesia.
Assim, a invasão popular da prisão, onde estavam guardados os armamentos da monarquia, representou um ataque aos poderes do rei, dando início a França republicana e um dos principais conflitos da história.
Mas para entender melhor o tema, nada melhor do que assistir aos filmes que retrataram o período. Por isso, confira 5 obras cinematográficas sobre a Revolução Francesa!
1. La Révolution (2020)
Produzida por Aurélien Molas, mesmo produtor e roteirista do filme ‘Red Creek’, essa releitura fictícia da Revolução Francesa conta a história de Joseph-Ignace Guillotin (Amir El Kacem), médico e futuro inventor da guilhotina. Na trama, o personagem investiga uma série de assassinatos na França, em 1787, e descobre um novo vírus que se espalha rapidamente pela aristocracia, o chamado “Sangue-Azul”, que faz com que os nobres ataquem violentamente os pobres, gerando uma revolta popular. Mas seria esse o ponto-chave para o início da Revolução Francesa?
2. A Revolução em Paris (2018)
Estrelado por Gaspard Ulliel e Adèle Henel, o filme mostra o descontrole do povo com o rei Luis XVI, durante o ano de 1789. No longa, homens e mulheres clamam para que o monarca abandone o luxo do palácio de Versalhes e saia às ruas para ver a miséria de seu povo. Mas, sem sucesso, decidem se reunir e ir até a Assembleia Nacional e fazer pressão em nome de uma revolução. A partir daí, é dado início ao recorte na trama, que mostra desde a Queda da Bastilha até a execução do rei Luis XVI.
3. Os Miseráveis (2012)
Uma adaptação do famoso musical da Broadway, que foi inspirado na obra do escritor Victor Hugo, a produção acompanha a trajetória do personagem Jean Valjean (Hugh Jackman), um homem que rouba um pão para alimentar a sua irmã mais nova, mas acaba preso por isso. Solto tempos depois, o protagonista tenta superar o evento e retomar a sua vida, ao mesmo tempo em que foge da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe), um homem sem compaixão dedicado a combater o que a lei define como crime.
4. Maria Antonieta (2006)
Protagonizado pela atriz Kirsten Dunst, o longa acompanha a história da princesa austríaca Maria Antonieta, enviada ainda adolescente para a França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre países. Mas, ao chegar no palácio de Versalhes, a menina se vê envolvida em uma série de regras de etiquetas, fofocas e disputas de um mundo que ela nunca se sentiu confortável. No entanto, ela decide criar um mundo só seu e não se abalar com as dificuldades, mas o avanço da Revolução Francesa pode acabar com os seus planos.
5. Danton: O Processo da Revolução (1983)
Um clássico entre as obras que retratam o período, o filme dirigido por Andrzej Wajda (Cinzas e Diamante) conta a história de Danton (Gérard Depardieu), um dos líderes da Revolução Francesa que retorna a Paris e se surpreende ao constatar que o Comitê de Segurança está realizando execuções em massa. Agora, o povo que antes já passava fome, também vive com medo, pois qualquer atitude vista com maus olhos pelo regime é considerada um ato de crime; mas nem mesmo Danton pode se safar dessa, podendo ser julgado por um poder que ele mesmo defendia.