5 filmes para relembrar a infância

5 filmes para relembrar a infância
Filme 'Matilda, a Espalha Brasas' (Imagem: Divulgação / Sony Pictures)

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Infância. Considerado um período de descobertas, é nessa fase que as crianças obtêm conhecimento essencial para o crescimento. Filmes infantis costumam retratar as fantasias do mundo dos pequenos e podem ajudar a estimular a criatividade deles.

Algumas obras cinematográficas são conhecidas por trazerem de volta momentos especiais da nossa infância, já que algumas coisas sempre permanecem presentes na memória. Além disso, assistir os longas infantis também ajuda ou adultos a entenderem mensagens que antes não conseguiam. É uma forma de reviver o passado de forma divertida e leve. Para celebrar essa data, selecionamos 5 filmes infantis das décadas de 1970 e 2000. Confira! 

1. A Fantástica Fábrica de Chocolate 

Imagem divulgação do filme Willy Wonka e a Fábrica de chocolate 
Filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ (Imagem: Divulgação / Paramount Pictures)

Produzido por David.L. Wolper e Stan Margulies, o filme originalmente lançado em 1971 conta a história de Charlie Bucket (Peter Ostrum), um menino pobre que encontra um dos cobiçados bilhetes dourados que dá acesso vitalício aos chocolates Wonka, além  de uma visita à fábrica de chocolate. Assim, acompanhado do avô e quatro crianças, Charlie conhece o ranzinza  ‘Willy Wonka’ (Gene Wilder) e vive grandes aventuras e lições. 

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Onde assistir: HBO Max.

2. E.T – O Extraterrestre

Filme ‘E.T – O Extraterrestre’ (Imagem: Divulgação / Universal Studios)

Premiado com o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, a obra de ficção científica estreou nas telinhas dos cinemas em 1982 e conquistou os amantes do gênero. A produção conta a história da improvável amizade entre Elliot (Henry Thomas) e um querido alienígena inofensivo que ficou perdido na Terra. Decidido a proteger o amigo dos humanos, o menino decide manter o E.T escondido em sua casa e, assim, surge uma forte amizade.

Onde assistir: Star+, Amazon Prime Video, Telecine, Youtube, Apple TV e Google Play Filmes.

3. Matilda, a Espalha Brasas 

Cena do filme 'Matilda'
Filme ‘Matilda, a Espalha Brasas’ (Imagem: Divulgação / Sony Pictures)

Um clássico do gênero de comédia e fantasia, ‘Matilda, a Espalha Brasas’ marcou gerações. Com direção de Danny DeVito, a produção, que estreou em 1996, narra a história de Matilda (Mara Wilson) uma criança extremamente inteligente, mas que têm pais ausentes e que esquecem até mesmo da educação da menina. 

Assim, ela aprende tudo que sabe por meio dos livros e, de repente, descobre que tem poderes que podem ajudá-la a convencer o pai a colocá-la na escola. Mas o que ela não esperava é que o local fosse controlado pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), uma mulher perversa que atormenta a todos.

Onde assistir: Disney+.

4. Doze é demais 

Elenco do filme 'Doze é demais'
Filme ‘Doze é demais’ (Imagem: Divulgação / 20th Century Studios)

Uma típica comédia para assistir em família, o filme ‘Doze é demais’, dirigido por Shawn Levy, estreou nos cinemas em 2004 e é considerado um sucesso até hoje. Com renomados nomes no elenco, a produção apresenta a história do casal Tom (Steve Martin) e Kate Baker (Bonnie Hunt) que se conheceram na universidade. Enquanto ele sonhava em ser técnico de futebol americano, ela queria ser repórter esportiva, mas ambos tinham um inusitado sonho em comum, ter 8 filhos. 

Após os filhos começarem a chegar, eles se afastaram das metas profissionais. E, para completar, o destino prega uma peça neles, que ganham 4 filhos a mais do que o planejado. Em meio ao caos, Tom resolve se mudar para Nova York para conseguir o emprego dos sonhos. Contudo, as coisas complicam quando Kate resolve fazer uma turnê para promover o seu livro e o deixa sozinho com os 12 filhos.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube e Google Play Filmes.

5. Diário de um banana 

Cena do filme 'Diário de um banana'
Filme ‘Diário de um banana’ (Imagem: Divulgação / 20th Century Studios)

Uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Jeff Kinney, a obra cinematográfica conta a história de Greg Heffley (Zachary Gordon), um menino de 13 anos que deseja ser popular. Porém, com amigos que não são tão admirados e dividindo o corredor com colegas que já fazem a barba, ele tem a absoluta certeza que a escola é a coisa mais idiota que existe.

Para enfrentar esse período, o menino elabora um plano para ganhar reconhecimento. Mas sua estratégia acaba dando errado e, no meio disso tudo, ele decide escrever um diário sobre as suas aventuras. 

Onde assistir: Disney+.

Vitoria Rondon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.