A corrida de rua é um esporte que tem atraído adeptos todos os anos. Por ser prática, possibilita que qualquer pessoa possa realizá-la sem a necessidade de aparelhos ou investimento de alto custo. Além disso, por oferecer benefícios à saúde, como prevenção de doenças crônicas e condições como ansiedade e depressão, ela é uma das atividades mais completas para manter o organismo saudável e a boa forma.
No entanto, mesmo proporcionando vantagens ao corpo, a corrida de rua é considerada de alto risco para lesões quando praticada de forma incorreta, como alerta o educador físico Nicholas Romanov, reconhecido mundialmente como um dos principais especialistas em biomecânica da corrida, no livro Running – A Revolução na Corrida.
Na publicação, o profissional apresenta uma metodologia inovadora para atletas avançados e iniciantes aprimorarem a técnica. A seguir, confira um resumo das orientações do educador físico presentes na obra para prevenir lesões!
1. Invista em um tênis confortável
Escolher o tênis certo para a sua pisada e biomecânica é fundamental quando se trata de reduzir o risco de lesões. Procure um profissional especializado em corrida para ajudá-lo.
2. Evite excessos
Aumente a distância ou a velocidade dos treinos gradativamente. Respeitar os limites do seu corpo é essencial a fim de evitar lesões causadas pelo excesso de esforço.
3. Fortaleça a musculatura
Músculos fortes e bem treinados podem ajudar a prevenir lesões, especialmente na região do quadril e da coxa.
4. Alongue-se
A falta de flexibilidade pode aumentar o risco de lesões musculares e articulares. Reserve alguns minutos antes e depois para se alongar adequadamente.
5. Varie o treino
Fazer sempre o mesmo treino pode levar a um desgaste excessivo de certas partes do corpo. Varie a intensidade, a distância e o terreno a fim de reduzir o risco de lesões por sobrecarga.
6. Descanse o corpo
Dar ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após as corridas é fundamental para evitar lesões. Respeite os dias de descanso e evite treinar quando estiver cansado ou com dor.
7. Consulte um especialista
Trabalhar com um treinador ou fisioterapeuta especializado em corrida pode ajudá-lo a identificar possíveis desequilíbrios musculares ou problemas de biomecânica que aumentam o risco de lesões. Os profissionais também podem orientá-lo na elaboração de um plano de treino seguro e eficiente.
Por Genielli Rodrigues