Telescópio James Webb captura imagens nítidas dos anéis de Netuno

Telescópio James Webb captura imagens nítidas dos anéis de Netuno
Anéis de Netuno observados por meio do James Webb (Imagem: Reprodução digital / NASA, ESA, CSA, STScI)

Lançado no espaço em dezembro de 2021, o telescópio denominado ‘James Webb’ conseguiu capturar as primeiras imagens de Netuno. A cerca de 4,5 bilhões de quilômetros de distância do Sol, o oitavo planeta do sistema solar é considerado um gigante de gelo devido às suas baixas temperaturas. As imagens foram divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), na quarta-feira (21/09), e mostram pela primeira vez em 30 anos os anéis de Netuno nitidamente. 

Nova perspectiva do planeta 

Segundo informações divulgadas pela NASA, os registros inéditos são os melhores já obtidos e proporcionam uma nova perspectiva sobre as características do planeta. “Faz três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, disse Heidi Hammel, cientista da equipe interdisciplinar do telescópio James Webb.

Imagem das estrelas de Netuno
James Webb captura imagens da Lua de Netuno (Imagem: Reprodução digital NASA, ESA, CSA, STScI)

Anéis de Netuno 

Nas imagens é possível ver nitidamente pelo menos cinco anéis de Netuno e algumas faixas de poeira. De acordo com cientistas, os anéis são compostos por partículas de rochas, gelo e poeira. Apesar da riqueza de detalhes, Netuno é o único planeta do sistema solar que não é possível observar a olho nu. 

Luas de Netuno 

Os registros foram obtidos por meio do observatório Near-Infrared Camera (NIRCam), que possui três filtros infravermelhos que mostram com detalhes Netuno, mesmo ele estando 30 vezes mais longe do Sol do que a Terra. Com o equipamento, também foi possível capturar imagens inéditas de 7 das 14 Luas do planeta. Na foto, observa-se um ponto de luz ao lado de Netuno, a Lua do planeta que é denominada ‘Tritão’. 

Vitoria Rondon

Jornalista formada pela FIAM-FAAM | FMU e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade São Judas. Apaixonada por este campo desde a adolescência, vem construindo sua trajetória nesse universo inspirador. Atualmente, atua na EdiCase produzindo textos sobre uma ampla variedade de temas. É fascinada pelo poder das palavras e pela capacidade da comunicação de transformar e conectar pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.