5 últimos filmes premiados no Festival de Cannes

5 últimos filmes premiados no Festival de Cannes
O Festival de Cannes é uma das maiores premiações do cinema (Imagem: robin.ph | Shutterstock)

Neste ano, o Festival de Cannes acontece entre os dias 14 e 25 de maio, na França. A premiação, que chega a sua 77ª edição, é um dos eventos mais renomados do mundo do cinema. Isso porque serve como palco para novos talentos e reconhece as melhores produções cinematográficas, com prêmios prestigiosos, como a Palma de Ouro, concedido ao melhor filme. A seguir, confira os 5 últimos longas-metragens vencedores!

1. Anatomia de uma Queda (2023)

Homem e mulher usando roupas de frio conversando
“Anatomia de Uma Queda” desvenda o mistério de um homem encontrado morto ao lado de um chalé isolado (Imagem: Reprodução Digital | Diamond Films)

“Anatomia de uma Queda” é dirigido pela francesa Justine Triet, terceira mulher a receber a estatueta principal da premiação. No longa, Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, o marido Samuel (Samuel Theis) e o filho de 11 anos com deficiência visual vivem nos Alpes Franceses. Determinado dia, o homem é encontrado morto ao lado do chalé em que a família mora. A polícia não sabe ao certo se a morte foi causada por suicídio ou assassinato. Todavia, Sandra se torna a principal suspeita e é indiciada. O menino, única testemunha do acontecido, entra em um dilema moral, pesando a relação mãe-filho.

Onde assistir: Prime Video, YouTube, Apple TV+ e Google Play Filmes e TV.

2. Triângulo da Tristeza (2022)

Capa do filme Triângulo da Tristeza com pessoas em barco
“Triângulo da Tristeza” mostra pessoas ricas lutando para sobreviver em uma ilha (Imagem: Reprodução digital | Diamond Filmsdigital)

Com direção e roteiro de Ruben Östlund, “Triângulo da Tristeza” começa um cruzeiro de luxo com pessoas super-ricas. Entre a tripulação, destaca-se o casal de modelos Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean). Eles são os únicos de classe média – inclusive, ganharam a passagem para a viagem –, e tentam sucesso na vida como influenciadores. O barco é comandado por um capitão alcoólatra e comunista (Woody Harrelson).

Em uma noite de tempestade e ataque de piratas, o cruzeiro acaba naufragando. Os sobreviventes nadam até uma ilha deserta e remota. A partir disso, os papéis hierárquicos se invertem completamente. Isso porque a única pessoa capaz de sobreviver em um ambiente como esse é uma faxineira filipina, que sabe pescar e fazer fogueira. Assim, o longa passa a abordar uma nova dinâmica social, com a inversão dos poderes, e a questionar os papéis de gênero.   

Onde assistir: Prime Video, YouTube, Apple TV+ e Google Play Filmes e TV.

3. Titane (2021)

Imagem da cena do filme Titane com personagem de costas
“Titane” conta a história de Alexia, que se envolve em assassinatos (Imagem: Reprodução digital | Goodfellas)

“Titane” é dirigido por Julia Ducournau, segunda mulher a receber o prêmio principal do Festival de Cannes. O filme conta a história de Alexia (Agathe Rousselle), uma jovem que sofre um acidente de carro com a família e precisa colocar uma placa de titânio na cabeça. Anos depois, ela se envolve em uma série de assassinatos brutais e precisa fugir. Alexia, então, conhece Vincent (Vincent Lindon), um homem com questões sobre a sua velhice e que injeta esteroides no próprio corpo, enquanto lida com o desaparecimento do filho.

Onde assistir: Prime Video.

4. Parasita (2019)

Família Kim reúnida
Em “Parasita”, um casal e seus filhos se infiltram em uma família rica (Imagem: Reprodução digital | Pandora Filmes)

“Parasita”, com direção de Bong Joon-ho, foi premiado com a Palma de Ouro e um Oscar de Melhor Filme. No longa, a família de Ki-taek (Song Kang Ho) encontra-se desempregada e morando com condições precárias em um porão sujo e apertado. Certo dia, o filho é indicado por um amigo para dar aulas de inglês a uma garota de uma família rica. Então, com a expectativa de mudar de vida, pai, mãe, filho e filha criam um plano para se infiltrar e trabalhar, um a um, na casa dessa família burguesa. No entanto, as mentiras criadas desencadeiam uma série de problemas.

Onde assistir: Prime Video, Max, YouTube, Apple TV+ e Telecine.

5. Assunto de Família (2018)

seis personagens do filme Assunto de Família parados ao ao lado do outro
“Assunto de Família” mostra uma família pobre japonesa que vive de pequenos roubos (Imagem: Reprodução digital | Goodfellas)

“Assunto de Família”, dirigido por Hirokazu Kore-eda, foi premiado com a Palma de Ouro e indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O longa conta a história de uma pobre família japonesa que, apesar de muito unida, vive de pequenos roubos. Inclusive, o menino Shota (Jyo Kairi) é treinado para os crimes. Em uma noite, voltando para casa com produtos furtados, o pai (Lily Franky) encontra uma garotinha abandonada e a leva para casa. Ela é acolhida após a família perceber marcas de maus-tratos no corpo da criança. No entanto, a trama muda quando segredos do passado são revelados inesperadamente, testando a união deles.

Onde assistir: Prime Video e Telecine.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *