Passar a cidadania para os filhos, ter a facilidade para transitar entre países e um plano B caso haja necessidade de sair do Brasil estão entre as principais motivações dos brasileiros que buscam o reconhecimento da dupla cidadania. É o que mostra uma pesquisa interna divulgada pela Cidadania4U, empresa de tecnologia especializada em cidadania europeia.
Segundo Rafael Gianesini, co-fundador da Cidadania4U, o Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat) registrou, respectivamente, Itália, Portugal e Espanha como os países europeus que mais concederam cidadania a brasileiros entre 2017 e 2021.
A seguir, ele lista 6 vantagens de ter o passaporte vermelho. Confira!
1. Passar a cidadania para os filhos
Passar a dupla cidadania para os filhos pode oferecer diversas vantagens, dependendo das circunstâncias familiares e dos objetivos individuais. Além disso, facilita a admissão em instituições educacionais e oportunidades de trabalho na Europa.
2. Facilidade para transitar entre países
Deslocar-se facilmente entre países pode abrir portas para oportunidades de trabalho em diferentes partes do mundo. Isso pode levar a uma carreira internacional, à exposição a diferentes culturas e à aquisição de habilidades valiosas.
3. Um plano B caso veja necessidade de sair do Brasil
Traz a liberdade de residir e trabalhar em toda União Europeia, associado à segunda cidadania sem a necessidade de vistos ou permissões especiais. Ou seja, em caso de necessidade de um plano B fora do Brasil, facilita a oportunidade de carreira ou empreendimentos em outros países.
4. Crescimento pessoal
Conseguir a cidadania europeia contribui para um crescimento pessoal significativo. Ainda, aumenta a compreensão de cultura e oportunidades para conhecer outro lado dos países escolhidos.
5. Oportunidade de se aposentar na Europa
A maioria dos países europeus são conhecidos por oferecer uma alta qualidade de vida. Sistemas de saúde eficientes, serviços públicos bem estruturados, segurança social e infraestrutura bem desenvolvida são características comuns em vários nestes locais, além de previdência social robusta, com benefícios de aposentadoria que podem proporcionar segurança financeira durante os anos de inatividade profissional.
6. Oportunidade de negócio
A capacidade de transitar entre países facilita o estabelecimento de uma rede de contatos global. Isso pode ser valioso tanto em termos de oportunidades profissionais quanto para troca de ideias e colaborações. Além disso, a facilidade de mobilidade é especialmente benéfica para estudantes que desejam buscar educação em instituições estrangeiras, proporcionando o acesso a uma variedade de cursos, programas e perspectivas acadêmicas.
Por Luiza Fidelis