12 dicas para se preparar para vestibulares

12 dicas para se preparar para vestibulares
Veja como manter o foco nos estudos e se dar bem nas provas

Confira como melhorar o rendimento nos estudos e se dar bem nas provas 

Começar a se preparar com antecedência para os vestibulares é um dos grandes segredos para se dar bem nas provas. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o rendimento nos estudos e entrar para a tão sonhada universidade. Confira abaixo:  

1. Determine um horário para estudar e crie uma rotina de estudos. Se você ainda vai à escola ou trabalha, considere um período de, no máximo, quatro horas de estudo. Mais do que isso pode não ser produtivo. 

2. Não estude uma única matéria por dia. Defina os assuntos a serem estudados e divida-os em blocos. Tente estudar uma hora para cada matéria. Faça intervalos entre elas, se alimente e volte para outra. 

3. Trace um plano de estudos. Tenha como base o programa e o conteúdo informado no manual do vestibular. 

4. Informe-se sobre a concorrência e a nota de corte de seu curso. Isso ajuda a ter uma ideia do quanto deverá se dedicar para a prova. 

5. Concentre-se nas disciplinas nas quais você tem mais dificuldade ou nas que tenham mais peso para o seu curso. Contudo, não esqueça da língua portuguesa, que tem peso considerável em qualquer área. 

6. Aproveite para praticar com provas de vestibulares anteriores e simulados. O ideal é simular com duração máxima para terminar, igual ao vestibular. Dessa forma você conhece o tipo de prova e sabe o tempo que leva para responder. 

7. Não fique com dúvidas. Esclareça sempre que possível para que não fiquem acumuladas. 

8. Leia bastante. Não leia apenas as apostilas e livros de literatura que caem na prova do vestibular, mas também jornais, revistas, histórias em quadrinhos, sites etc. Sempre caem perguntas de atualidades! 

9. Para quem está tentando conciliar a escola com a preparação para o vestibular, é importante manter tarefas e trabalhos escolares em dia, pois isso pode atrapalhar o foco nos estudos. 

10. Alimentação saudável, exercício físico e descanso são tão importantes quanto estudar. 

11. Se você acha que precisa comprar vários livros para essa fase de estudos, está enganado. As bibliotecas públicas estão disponíveis para ajudá-lo nesse momento. Livros didáticos, livros de literatura, apostilas de cursinho, revistas e jornais podem ser consultados localmente ou podem ser levados para casa por empréstimo (dependendo das regras da biblioteca). Além disso, a biblioteca é um ambiente muito favorável ao estudo, pois costuma ser silenciosa e ajuda na concentração. 

12. Reserve ao menos um dia da semana para ver os amigos, nem que seja de maneira on-line. Conversar também é bom para saber o que “está acontecendo no mundo” e esquecer um pouco a tensão da prova. 

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *