4 óleos essenciais que ajudam a fortalecer a imunidade

4 óleos essenciais que ajudam a fortalecer a imunidade
Óleos essenciais ajudam a prevenir doenças de outono ( imagem: Shutterstock)

Veja como prevenir gripes e problemas respiratórios com óleos naturais

Por Natalia Almeia (Ideias e Efeito Comunicação)

No outono, o clima se torna mais frio e seco. Com as mudanças bruscas de temperatura depois dos dias quentes e úmidos do verão, as pessoas passam a sofrer mais com resfriados, gripes e problemas respiratórios.

> Alimentos benéficos para a saúde do fígado

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL), essas infecções chegam a registrar um aumento de 40% durante o período. Além disso, com a pandemia, a preocupação quanto aos sintomas respiratórios aumentou. Com isso, passou a existir uma atenção maior quanto a importância da imunidade, essencial para evitar doenças.

Como usar o óleo essencial ?

Entre as alternativas que ajudam a fortalecer a imunidade estão os óleos essenciais, que possuem composições totalmente naturais e benéficas para a saúde. Contudo, é preciso entender que eles sozinhos não garantem a imunidade.

“Mas, junto a outros hábitos saudáveis, podem estimular a ação do sistema imunológico, aumentando a proteção do organismo e promovendo o bem-estar. Eles também ajudam a combater os sintomas de problemas respiratórios, proporcionando alívio e uma recuperação mais rápida”, conta Carla Dantas, especialista em estética corporal. 

Já em relação às formas de uso, “o essencial é que seja feita a inalação através do aroma, mas também é possível realizar massagens no peito ou em locais doloridos, junto a óleos vegetais”, explica a especialista. Confira quais são os principais óleos essenciais que vão te ajudar a prevenir e tratar as doenças de outono

> Veja os benefícios do ciclismo para a saúde física e mental

Óleos essenciais para fortalecer a imunidade 

Melaleuca (tea tree)

O óleo essencial de Melaleuca estimula o sistema imunológico, pois tem ação antifúngica (previne contra fungos) anti-infecciosa, antisséptica, antiviral e bactericida. Por isso, auxilia em todas as infecções e inflamações, tanto da pele como no sistema respiratório, digestivo e circulatório.

Olíbano

Anti-inflamatório e expectorante (elimina secreções), tem ação calmante nos resfriados e ajuda a aliviar sintomas de garganta inflamada, tosse, bronquite, asma e pneumonia. É útil no processo de limpeza dos pulmões. Também ameniza a dificuldade de respiração. É um ótimo remédio para condições de acúmulo de catarro e ajuda a regular as secreções em geral.

> Alergia alimentar: entenda as causas e como tratá-la

Limão Tahiti

O óleo essencial de limão tahiti é um tônico linfático, o que significa que ajuda o corpo a remover os resíduos durante o frio. É um excelente removedor de impurezas com ação bactericida. Ajuda a tratar resfriados, gripes, congestão nasal, tosse e sinusite. Além disso, ainda estimula a circulação sanguínea e linfática e aumenta as defesas do organismo.

> 7 alimentos antioxidantes e o poder deles 

Laranja

Assim como a fruta, o óleo da laranja contém muitos nutrientes. É conhecido pela grande quantidade de vitamina C, cuja ação pode prevenir infecções por vírus. O óleo essencial de laranja também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem ação revigorante e tranquilizante. Atua como relaxante muscular, estimulando a circulação sanguínea e promovendo o sentimento de bem-estar.  

Confira outras dicas de saúde na revista ‘Emagreça com saúde’

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *