Quem pratica atividade física sabe que as roupas esportivas precisam de um tratamento especial na hora de lavar. Por serem produzidas a partir de fibras sintéticas como poliéster, poliamida e elastano, essas peças foram feitas para serem resistentes e arejadas, facilitando a transpiração e mantendo a temperatura do corpo mais agradável.
O segredo para manter essas características e aumentar a durabilidade das peças está no modo de lavar. Para quem tem o costume de lavar roupa em casa, é preciso ficar atento à etiqueta com as recomendações do fabricante.
“É importante verificar essas instruções, pois os tecidos têm exigências diferentes para limpeza. A etiqueta ajuda a evitar um procedimento inadequado e acabar desgastando a peça”, comenta José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia
A seguir, confira 5 dicas de José Previero para a lavagem ideal das roupas de academia!
1. Não jogue a peça com suor no cesto de roupa suja
O amontoado de roupas, com a peça molhada, é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias. O ideal é deixar a roupa pendurada para secar. Essa dica também vale para quem guarda as peças na mochila, o abafado também ocasiona a proliferação de bactérias, além de deixar o odor mais desagradável. Nesse caso, uma solução é utilizar sacos plásticos.
2. Na hora de lavar, não misture as cores claras com escuras
Lave as roupas separadamente. Assim, é possível evitar que as peças fiquem manchadas devido a transferência de cor. Além disso, impede que a roupa fique desbotada.
3. Na máquina, insira as roupas dentro de sacos de proteção
Com esse cuidado, além de evitar que o tecido danifique durante o processo, impede aquelas famosas bolinhas. Para a lavagem, selecione o ciclo leve/delicado e, em caso de manchas, deixe selecionada a opção de molho para facilitar a remoção. Não use alvejantes, isso danifica o tecido.
4. Opte por sabão neutro sem perfume
Produtos com perfume interferem na respirabilidade do tecido. Dê preferência aos produtos neutros sem perfume para não prejudicar os aspectos que permitem à roupa a transpiração e a manutenção da temperatura do corpo.
5. Não use amaciante
Não é necessário colocar amaciante nas roupas de academia. Por serem de poliéster ou poliamida, esses materiais precisam absorver o suor e depois expelir, o amaciante acaba bloqueando essa função nesses tecidos.
“Com esses simples cuidados é possível manter a qualidade das roupas, deixando-as adequadas para os treinos por muito mais tempo. Além disso, em lavanderias, o atendimento pode auxiliar a realizar a higienização da maneira mais adequada”, conclui José Previero.
Por Felipe Rariz