5 dicas para lavar as roupas de academia

5 dicas para lavar as roupas de academia
Lavagem e cuidados corretos mantêm a qualidade das roupas (Foto: Shutterstock)

Conheça os cuidados necessários para garantir que as peças durem por mais tempo

Quem pratica atividade física sabe que as roupas esportivas precisam de um tratamento especial na hora de lavar. Leves e delicadas por serem produzidas a partir de fibras sintéticas como poliéster, poliamida e elastano, essas peças foram feitas para serem resistentes e arejadas, facilitando a transpiração e mantendo a temperatura do corpo mais agradável.

> Estresse muscular: confira as causas e veja como evitá-lo

O segredo para manter essas características e aumentar a durabilidade das peças está no modo de lavar. Para quem tem o costume de lavar roupa em casa, é preciso ficar atento à etiqueta com as recomendações do fabricante.

“É importante verificar essas instruções, pois os tecidos têm exigências diferentes para limpeza. A etiqueta ajuda a evitar um procedimento inadequado e acabar desgastando a peça”, comenta José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia

> 10 erros ao praticar atividades físicas

A seguir, confiras cinco dicas de José Previero para a lavagem ideal das roupas de academia:

1. Não jogue a peça com suor no cesto de roupa suja

O amontoado de roupas, com a peça molhada, é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias. O ideal é deixar a roupa pendurada para secar. Essa dica também vale para quem guarda as peças na mochila, o abafado também ocasiona a proliferação de bactérias, além de deixar o odor mais desagradável. Nesse caso, uma solução é utilizar sacos plásticos.

2. Na hora de lavar, não misture as cores claras com escuras

Lave as roupas separadamente. Assim, é possível evitar que as peças fiquem manchadas devido a transferência de cor. Além disso, impede que a roupa fique desbotada.

3. Na máquina, insira as roupas dentro de sacos de proteção

Com esse cuidado, além de evitar que o tecido danifique durante o processo, impede aquelas famosas bolinhas. Para a lavagem, selecione o ciclo leve/delicado e, em caso de manchas, deixe selecionada a opção de molho para facilitar a remoção. Não use alvejantes, isso danifica o tecido.

> Entenda o que é necessário para conquistar a forma ideal sem prejudicar o seu corpo

4. Opte por sabão neutro sem perfume

Produtos com perfume interferem na respirabilidade do tecido. Dê preferência aos produtos neutros sem perfume para não prejudicar os aspectos que permitem à roupa a transpiração e a manutenção da temperatura do corpo.

5. Não use amaciante

Não é necessário colocar amaciante nas roupas de academia. Por serem de poliéster ou poliamida, esses materiais precisam absorver o suor e depois expelir, o amaciante acaba bloqueando essa função nesses tecidos.

“Com esses simples cuidados é possível manter a qualidade das roupas, deixando-as adequadas para os treinos por muito mais tempo. Além disso, em lavanderias, o atendimento pode auxiliar a realizar a higienização da maneira mais adequada”, conclui Previero.

*Por Felipe Rariz (Press à Porter)

Leia mais sobre saúde e exercícios físicos na revista Músculo + Força

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.