5 receitas tradicionais do Brasil para celebrar a Independência
Com influências indígenas, africanas, europeias e até mesmo asiáticas, pode se afirmar que o Brasil é um verdadeiro paraíso gastronômico. Cada região do país possui sua própria combinação de sabores e ingredientes, resultando em uma grande variedade de pratos. Essa diversidade culinária não apenas reflete a história multicultural do Brasil, mas também oferece uma oportunidade única de explorar vários sabores e tradições culinárias. Cada prato é uma história viva, o que torna a gastronomia brasileira tão única e saborosa.
A seguir, confira 5 receitas tradicionais do Brasil para celebrar a Independência!
Feijoada
Ingredientes
- 1 kg de feijão-preto
- 100 g de carne-seca
- 70 g de orelha de porco salgada
- 70 g de rabo de porco salgado
- 70 g de pé de porco salgado
- 100 g de costelinha de porco salgada
- 50 g de lombo de porco salgado
- 100 g de paio
- 150 g de linguiça portuguesa
- 2 cebolas grandes picadas
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 maço de cebolinha verde picada
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho amassados
- Pimenta-do-reino moída e sal a gosto
- 2 laranjas descascadas e cortadas em rodelas
Modo de preparo
Em um recipiente com água, coloque as carnes de molho e leve à geladeira por aproximadamente 24 horas, trocando a água várias vezes. Após, escorra a água e enxágue as carnes para remover o excesso de sal. Em uma panela grande, coloque a orelha, o rabo, a costelinha, a carne-seca e o pé de porco e cubra com água. Leve ao fogo, deixe ferver e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Após, retire as carnes da panela e reserve. Em seguida, adicione o paio, a linguiça portuguesa e o lombo à mesma panela. Cozinhe por 30 minutos. Depois, retire e reserve junto com as carnes reservadas anteriormente.
Em uma panela de pressão com água, coloque o feijão-preto e leve ao fogo até que ele esteja macio. Reserve. Em uma panela de ferro, coloque óleo e leve ao fogo. Adicione a cebola e o alho e refogue por 5 minutos. Adicione a pimenta-do-reino, as folhas de louro e as carnes cozidas e misture bem. Acrescente o feijão cozido à panela com as carnes e misture cuidadosamente. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais alguns minutos para que os sabores se incorporem. Desligue o fogo, ajuste o sal, polvilhe a cebolinha verde por cima e sirva com as rodelas de laranja.
Dica: sirva a feijoada quente acompanhada de arroz branco, couve refogada, farofa de mandioca e molho de pimenta.
Coxinha de frango
Ingredientes
- 2 peitos de frango
- 6 xícaras de chá de água
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de margarina
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 tomates picados sem casca e sem sementes
- 2 cebolas picadas
- Sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto
- 2 ovos batidos para empanar
- Farinha de rosca
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque os peitos de frango e cubra com a água. Leve ao fogo e cozinhe até ficarem macios. Retire os peitos de frango da água e reserve-os. Na mesma água, acrescente o sal, a margarina e os cubos de caldo de legumes. Misture até dissolver e adicione o queijo ralado. Aos poucos, vá despejando a farinha de trigo, mexendo sempre até que a massa solte do fundo da panela. Cozinhe por mais três minutos, despeje a massa em um prato e deixe esfriar.
Em um recipiente, desfie os peitos de frango e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo. Acrescente a cebola refogue por dois minutos. Adicione o tomate, o frango desfiado, o sal e a pimenta-do-reino e refogue por mais 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente a salsinha, mexa bem e reserve. Separe uma porção de massa por vez a abra-a na mão, formando uma cavidade. Coloque o recheio e feche no formato de coxinha. Passe as coxinhas nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Frite-as em uma panela com o óleo bem quente. Escorra em um recipiente forrado com papel-toalha e sirva em seguida.
Canjica
Ingredientes
- 1 1/3 de xícara de chá de milho branco para canjica
- 4,5 l de água
- 1 xícara de chá de leite de coco
- 1 xícara de chá de leite
- 1 1/3 de xícara de chá de açúcar
- Canela em pó e amendoim torrado a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o milho branco, cubra com 3 l de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Escorra a água, coloque o milho em uma panela de pressão e cubra a água restante. Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar a pressão. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos ou até o milho ficar macio.
Coloque a panela sob água corrente e deixe sair todo o vapor. Abra e escorra o líquido. Junte os demais ingredientes e mexa com uma colher de pau. Cozinhe em fogo alto, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando, até obter uma mistura cremosa. Distribua a canjica em tigelas pequenas, polvilhe a canela e o amendoim torrado e sirva.
Brigadeiro
Ingredientes
- 395g de leite condensado
- 1 colher de sopa de margarina
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- Raspas de chocolate para decorar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque todos os ingredientes, exceto as raspas de chocolate. Misture bem e leve ao fogo médio até levantar fervura. Após, abaixe o fogo e mexa sem parar até começar a soltar da panela. Retire do fogo, despeje em um prato e espere esfriar. Leve à geladeira por 2 horas, enrole e passe nas raspas de chocolate. Sirva em seguida.
Acarajé
Ingredientes
Acarajé
- 500 g de feijão-fradinho cru
- 500 g de cebolas descascadas e cortadas em pedaços
- Sal a gosto
- 1 cebola pequena com casca
- 500 ml de óleo
- 500 ml de azeite de dendê
- 2 xícaras de chá de vatapá
- 150 g de camarão seco
Vatapá
- 500 g de camarão seco
- 2 l de leite de coco natural
- 150 g de amendoim torrado e sem pele
- 150 g de castanha de caju
- 1/2 maço de cheiro-verde
- 1/2 maço de coentro
- 4 tomates picados
- 2 cebolas grandes picadas
- 2 xícaras de chá de azeite de dendê
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- Sal a gosto
- 1 pedaço pequeno de gengibre ralado
Modo de preparo
Acarajé
Coloque os feijões inteiros em um processador de alimentos e bata por alguns segundos para quebrar os grãos. Cuidado para não esmigalhar. Coloque os feijões em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por no mínimo 12 horas. Agite os feijões com uma colher e com uma peneirinha retire todas as cascas que se desprenderem. Depois de retirar as cascas, lave os feijões sob a água corrente e retire o restante das cascas. Reserve o feijão.
Em um processador, coloque o feijão reservado e as cebolas e bata por 3 minutos ou até obter uma pasta lisa e uniforme. Retire toda pasta do processador e coloque dentro de uma panela grande e funda. Com uma colher de pau, bata a massa do acarajé até que triplique de volume. Esse processo é bastante demorado, mas é importante para fermentação.
Em uma panela, coloque o óleo, o azeite de dendê e a cebola com casca e leve ao fogo alto para esquentar. Com duas colheres de sopa, modele os acarajés; encha uma das colheres com a massa, passe de uma colher para outra até que a massa fique com o formato de bolinho.
Coloque os bolinhos no óleo bem quente e frite por 3 minutos. Com uma escumadeira, vire os bolinhos e deixe fritar até que fiquem dourados. Regule a temperatura do óleo para não queimar. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque em um recipiente forrado com papel-toalha. Corte os bolinhos ao meio, recheie com o vatapá e coloque o camarão seco dentro do acarajé. Feche e sirva em seguida.
Vatapá
Limpe os camarões e reserve a metade. A outra metade, descarte a cauda e a cabeça e reserve o corpo. No liquidificador, bata o amendoim, as castanhas e os camarões sem a cauda e a cabeça até obter uma farofa homogênea. Em uma panela, dissolva a farinha de trigo em ½ litro de leite de coco. Acrescente o restante do leite de coco, misture e reserve.
Bata os temperos no liquidificador e acrescente à panela com o leite de coco. Leve a panela ao fogo e adicione a farofa de camarão. Mexa bem para não empelotar. Acrescente o azeite de dendê, o azeite de oliva, os camarões inteiros, o sal e o gengibre. Mexa até ferver e obter uma consistência firme, mas cremosa. Se ficar muito duro, acrescente mais leite de coco, se ficar muito mole, acrescente mais farinha de trigo. Retire do fogo e recheie o acarajé.