6 substituições para uma alimentação mais leve e saudável
É comum ouvir pessoas afirmando que o que é bom engorda e que as melhores comidas são sempre calóricas. Porém, isso não precisa ser verdade. Existem muitas formas de tornar os pratos mais leves e manter o sabor. Para auxiliar na sua alimentação, a nutricionista Daniela Medeiros apresenta algumas substituições que podem tornar seu dia a dia muito mais saudável.
1. Prefira os biscoitos integrais
Para os lanches rápidos, em vez de comer salgadinhos e biscoitos recheados, escolha os biscoitos integrais, visto que eles são mais saudáveis. Eles também são crocantes, ajudam a manter o coração saudável e facilitam a digestão.
2. Troque os doces por frutas
Sabemos como é difícil resistir a uma boa sobremesa. Lembre-se de que uma fruta pode ser tão boa quanto qualquer outro doce. Reconsidere a sobremesa e aproveite as frutas frescas da estação. Assim, você se abastece de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.
3. Use temperos em vez do sal
O sal é um ingrediente tentador, principalmente quando você precisa dar um gostinho extra à comida. Porém, aceite o desafio de temperá-la com especiarias. Consumir muito sal pode favorecer a hipertensão, aumentando o risco de doenças cardíacas.
Por isso, proteja suas artérias e seu coração temperando as refeições com pimenta, páprica, orégano etc. Lembre-se de verificar os rótulos para ter certeza de que eles não contêm sal de alho ou qualquer outro tipo de sal.
4. Tempere com limão e evite molhos prontos
Os molhos de saladas industrializados são saborosos, mas podem transformar qualquer salada saudável em algo cheio de gordura. Troque os temperos pesados e com óleo por suco de limão e, instantaneamente, você vai se livrar de calorias escondidas.
5. Tome suco natural em vez de suco em pó
Os sucos naturais possuem vitaminas e fibras da fruta, enquanto os sucos em pó industrializados contêm muito açúcar e adoçantes artificiais. Leia os rótulos e verifique a porcentagem real de frutas dessas bebidas.
6. Use vegetais frescos ou congelados
Vegetais enlatados contêm sódio e conservantes. O melhor é comprá-los frescos ou congelados, sempre que possível. Se você precisa comer vegetais enlatados, lave-os antes de cozinhar para remover parte do excesso de sal.