7 dúvidas sobre cuidados com a pele

7 dúvidas sobre cuidados com a pele
Veja como cuidar corretamente da sua pele (Imagem: Shutterstock)

Dermatologista esclarece os principais questionamentos feitos nos consultórios

Nos consultórios dermatológicos, as dúvidas sobre tipos de pele, tratamentos e cuidados básicos estão sempre presentes. Por isso, Gisele Zambrotta, dermatofuncional e especialista em deformidades cutâneas, listou as questões mais abordadas nos consultórios e respondeu todas para ajudar você.

1. Minha pele é muito seca. Qual é o hidratante mais indicado?

Procure hidratantes combinados. Um que impeça a perda de água e outro que “puxe” para fora a hidratação da pele. Tome cuidado com a utilização do hidratante no rosto, pois pode ocorrer obstrução dos poros devido à oleosidade do produto.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

> 7 tipos de pincéis fundamentais para a maquiagem

2. Como posso controlar a oleosidade da minha pele?

Use loções adstringentes e sabonetes duas vezes ao dia (pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir). Opte por filtros solares “oil free” (isentos de óleo), com efeito matte (efeito que minimiza a oleosidade da pele e dá aspecto natural).

3. O que é peeling?

É uma técnica usada para melhorar a aparência da pele, feita com esfoliações ou aplicações com solução química (pelling químico), promovendo a descamação de suas camadas externas, deixando-a com efeito renovado. Esse tratamento rejuvenesce a pele, eliminando as rugas e as manchas da pele.

> 5 dicas para ter sobrancelhas incríveis

O protetor solar deve ser usado todos os dias (Imagem: Shutterstock)

4. Preciso usar filtro solar em dias nublados?

Com certeza! Mesmo com o tempo nublado existe radiação, inclusive a luz visível possui radiação, predispondo a pele à ação dos raios ultravioleta, UVA (responsável pelo envelhecimento da pele) e, até mesmo, o UVB (responsável pelo câncer de pele). O uso de filtro solar é indicado diariamente.

5. As olheiras também são consideradas manchas?

As olheiras podem ter duas origens: melânica (aumento de melanina) ou origem vascular (aumento do número de vasos sanguíneos na região, conferindo aquela coloração arroxeada). Na maioria dos casos, as olheiras possuem os dois componentes, necessitando de tratamentos combinados com despigmentantes e laser vascular.

> Entenda como o uso maquiagem vencida aumenta as chances de problemas na pele

6. Posso espremer cravos e espinhas?

Não é indicado! Não esprema nem aperte as lesões da acne, pois essa atitude pode culminar em cicatrizes permanentes e ocasionar o surgimento de novas manchas.

7. Qual o melhor método para cuidar da pele negra?

A pele negra tem doenças diferentes da pele branca, como a dermatite atópica, que pode deixar manchas. Esse tipo de pele tem mais tendência à pigmentação, que pode ser em maior ou menor grau. Se for em menor grau, usar filtro solar todos os dias já é suficiente. Ou, então, procure um profissional para verificar o tratamento ideal.

Confira outras dicas de cuidados com a pele. 

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.