8 destinos brasileiros para conhecer em um fim de semana

8 destinos brasileiros para conhecer em um fim de semana
Distrito de Milho Verde (Imagem: Shutterstock)

Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que para 9 em cada 10 brasileiros (89%), visitar lugares que não conhecem é uma motivação importante para viajar. Pensando nisso, a plataforma selecionou oito destinos para incluir no roteiro das próximas férias e ter a oportunidade de vivenciar novos lugares. Confira!

1. Milho Verde – Minas Gerais 

A cerca de 250 km ao norte de Belo Horizonte, esse destino de nome curioso é uma alternativa para complementar o roteiro durante uma visita à capital mineira e para quem percorre o Caminho dos Diamantes da Estrada Real. Com menos de dois mil habitantes, esse pequeno distrito da cidade de Serro é ideal para quem gosta de ecoturismo. 

O destaque vai para suas belas cachoeiras, como a do Moinho e a do Carijó, sua paisagem bucólica, além das igrejas centenárias, como a Nossa Senhora do Rosário, que fica no alto de uma colina e permite lindas vistas das montanhas. Uma opção de hospedagem no destino é a Pousada Luar do Rosário.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

2. Pirenópolis – Goiás 

A cidade pode ser visitada tanto por quem sai de Goiânia quanto de Brasília (variando entre 120 km e 150 km de distância). É um destino tranquilo e simpático no interior de Goiás, com um Centro Histórico preservado com casarões coloniais, dezenas de cachoeiras e lindas paisagens naturais. 

Para os mais aventureiros, também é possível fazer circuitos de arvorismo, tirolesa, trilhas, rapel e rafting, entre outras atividades. Outro destaque vai para a gastronomia, com pratos típicos do estado, como o arroz com pequi. Para a hospedagem, vale a estadia na Serra do Juá Pousada de Campo, com piscina ao ar livre e jardim.

3. Monte das Gameleiras – Rio Grande do Norte 

Imagem aérea do município de Monte das Gameleiras
Município de Monte das Gameleiras (Imagem: Shutterstock)

Perto do Parque Estadual da Pedra da Boca e a cerca de 130 km da capital Natal, próximo à divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, esse destino de serra é ideal para quem quer descansar e aproveitar um fim de semana sossegado em terras nordestinas. Mas também é possível fazer atividades esportivas no meio da natureza, como trilhas e rapel nas enormes formações rochosas da região e passeios em quadriciclos. Quando estiver na cidade, o viajante pode se hospedar na Pousada Refúgio do Poeta.

4. Três Coroas – Rio Grande do Sul 

A aproximadamente 100 km da capital gaúcha e pertinho de Gramado, Três Coroas é uma cidade com clima interiorano. Ali, os viajantes podem se aventurar em um rafting no Rio Paranhana – uma das atividades mais buscadas por quem visita a região – ou em um parque repleto de atividades esportivas, com oportunidades de slackline, canoagem, arvorismo, mountain bike, entre outros. 

Para quem busca uma viagem sem muita adrenalina, é possível conhecer um templo budista e outros pontos de interesse na cidade, como a ponte coberta de estilo alemão. Uma dica de acomodação são os apartamentos do Estúdio dentro do Templo Budista, que oferecem cozinhas privativas e vistas das montanhas.

5. Ilha de Marajó – Pará 

Banhado tanto por águas de rio (Amazonas e Tocantins), quanto pelo oceano (Atlântico), o Arquipélago de Marajó é o maior do mundo com tais características, sendo a Ilha de Marajó a principal entre as milhares de ilhas que o formam. Para chegar lá, é preciso pegar uma balsa saindo de Belém, em um trajeto de aproximadamente 3 horas. 

6. Socorro – São Paulo 

Localizada a aproximadamente 140 km de São Paulo, no interior do estado, Socorro é bem procurada por quem gosta de esportes de aventura. Há muitas opções de atividades, incluindo rafting, quadriciclo, tirolesa, arvorismo, stand up paddle, boia cross, etc. Ainda é possível fazer trilhas para cachoeiras, cavernas e mirantes com lindas vistas da cidade. 

Outro destaque do destino é o turismo rural, com visitas a fazendas e ranchos que vendem deliciosos produtos artesanais. Vale também aproveitar para comprar roupas de inverno, já que o local é famoso pelas malhas de lã, e ficar atento aos festivais culturais e gastronômicos que acontecem durante o ano. A Pousada Igarapé é uma ótima opção de hospedagem no destino.

7. Nobres – Mato Grosso 

Imagem de uma cachoeira
Cachoeira no município de Nobres (Imagem: Shutterstock)

No Mato Grosso, a 122 km da capital Cuiabá, fica a cidade de Nobres, conhecida pelo ecoturismo e lindos atrativos naturais. Entre as principais atrações do destino estão os rios cristalinos, que são repletos de peixes e ideais para flutuação, além de cachoeiras, balneários e grutas. Há ainda oportunidades para boia cross, mergulhos, passeios de quadriciclo, trilhas, mirantes e tirolesa. Para a hospedagem, vale a estadia na Pousada Bom Jardim.

8. Piranhas – Alagoas 

Saindo de Maceió, são aproximadamente 270 km até chegar em Piranhas, cidade no sertão de Alagoas próxima à divisa com Sergipe, que oferece uma paisagem diferente das conhecidas praias de águas verdes do Caribe Brasileiro. Quem visita o destino se depara com um centrinho histórico charmoso e preservado, e um museu que conta a história do cangaço e de Lampião. Um grande atrativo da região é o Cânion do Xingó, que pode ser conhecido com um passeio de catamarã pelo Rio São Francisco. Uma dica de hospedagem é a O Canto Pousada.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 mercados.

Por Bianca Carvalho 

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.