9 dicas para se proteger das doenças de inverno

9 dicas para se proteger das doenças de inverno
Dicas para se proteger das doenças de inverno (Imagem: Shutterstock)

Durante o inverno, o clima fica mais seco e as doenças respiratórias e alérgicas, como rinite alérgica, sinusite, laringite, asma, gripes e resfriados, se espalham facilmente. Alguns cuidados básicos no dia a dia podem ajudar a prevenir esses casos. A seguir, o médico e especialista em Otorrinolaringologia Dr. Jamal Azzam dá algumas dicas.

1. Beba bastante água

Deve-se pensar na água como um tratamento para o sistema respiratório. Nessa época do ano, as secreções tendem a ficar mais ressecadas e a água faz elas ficarem mais líquidas e, assim, serem facilmente eliminadas, levando com elas os vírus e bactérias.

2. Faça inalações com soro fisiológico

O contato direto do soro fisiológico com todo o trato respiratório mantém as melhores condições para as trocas gasosas, além de ajudar na fluidificação das secreções. Pode-se fazer inalações por conta própria livremente, 3 ou 4 vezes ao dia ou mais, desde que somente com soro fisiológico.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

3. Use o umidificador de ar à vontade

Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto. Isso vai ajudar a manter as vias aéreas umedecidas e em melhores condições. Se não tiver umidificador, mantenha toalhas de banho bem úmidas expostas no quarto.

4. Borrife sprays de soro fisiológico no nariz

Os sprays de jato contínuo de soro fisiológico são muito eficazes na limpeza e umidificação do nariz e seios da face. Pingar com um conta-gotas também é uma boa medida.

Mulher correndo em meio a nevua
Poluentes do ar nos dias frios podem prejudicar o sistema respiratório (Imagem: Shutterstock)

5. Evite atividades físicas ao ar livre entre 10 e 16 horas

Neste período, costuma haver um maior acúmulo de poluentes no ar e isso pode prejudicar muito o sistema respiratório, especialmente porque no exercício físico existe toda uma sobrecarga da respiração. Uma vez que boa parte da poluição atmosférica é liberada por escapamentos dos carros, ônibus e caminhões. Evite lugares com muito trânsito.

6. Evite o ar-condicionado

Os aparelhos de ar-condicionado normalmente são vilões do sistema respiratório. No inverno o ar é bem mais seco e os aparelhos diminuem ainda mais a umidade do ar. Isso predispõe a várias infecções e piora alergias.

7. Mantenha a casa bem ventilada

Se a casa ficar fechada o tempo todo, mesmo no clima seco, fungos podem crescer no local e piorar muito as alergias respiratórias. A ventilação ajuda a evitar isso.

8. Lave as blusas e deixe-as tomarem muito sol

Geralmente, as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar. Na maioria das vezes, elas ficaram guardadas por meses. Então, o que ocorre na hora de pegar essas roupas? Aquele cheiro de roupa guardada! Cuidado! Prepare-se melhor e não tenha os efeitos nocivos do mofo no seu trato respiratório.

9. Proteja nariz e boca ao tossir ou espirrar

Ouvimos de nossos avós e pais a frequente expressão: “Coloque a mão na frente da boca ao tossir ou espirrar”. Mas a proteção com as mãos retém as secreções e possíveis vírus nelas. Depois, ao se colocar as mãos na maçaneta da porta, no teclado ou mouse, no controle da TV, no corrimão do ônibus/trem/metrô, os vírus são transferidos para estes locais. Então, outras pessoas colocam as mãos, levam ao rosto e ficam suscetíveis a pegar as infecções. Por isso, proteja sempre a tosse ou espirro com um lenço de papel descartável. Se não tiver lenços de papel, lave as mãos ou use álcool gel imediatamente.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.