7 alimentos que causam retenção de líquido

7 alimentos que causam retenção de líquido
Cuidados com a alimentação contribui para evitar quadro de retenção de líquido (Imagem: LightField Studios | Shutterstock)

A retenção de líquidos é um problema comum que ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. Um dos principais sintomas dessa condição é o inchaço nas mãos, nas pernas, nos pés, nos tornozelos e no abdômen. Além disso, há sensação de cansaço e desconforto, ganho temporário de peso e dificuldade em se movimentar livremente.

Esse problema pode ser causado por diversos fatores, incluindo a alimentação. Embora cada pessoa possa reagir de forma diferente aos alimentos, alguns deles podem contribuir para essa condição. “Para evitar o quadro e o inchaço, é indicado que se dê preferência a alimentos naturais, como frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas, pois esses alimentos possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes”, afirma a nutricionista Thamires Cerqueira, que lista alguns alimentos que podem causar a retenção de líquido. Confira!

1. Sal

O consumo excessivo de sal é uma das principais causas desse problema. Ele contém sódio, componente que faz com que o corpo retenha mais líquido.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

2. Alimentos industrializados

Alimentos industrializados, como salgadinhos e refeições prontas, geralmente contêm altos níveis de sódio. “O macarrão instantâneo, por exemplo, é um alimento rico em sódio, mas esquecemos que, por sua massa ser pré-pronta, frita, contém bastante gordura e conservantes, o que o torna ainda mais prejudicial”, diz a nutricionista.

3. Alimentos ricos em açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode causar inflamação e desequilíbrio nos níveis de insulina. Balas, caramelos e outros tipos de doces, principalmente os industrializados, devem ser evitados.

Amigos tomando bebidas alcoólicas no bar
O álcool é desidratante e pode afetar a função renal (Imagem: Africa Studio | Shutterstock)

4. Bebidas açucaradas e álcool

Refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas do tipo são ricas em açúcar. O álcool, por sua vez, é desidratante e pode afetar a função renal, resultando em retenção de líquido. “Lembrando que beber pouca água também pode contribuir para a evolução do caso”, afirma Thamires Cerqueira.

5. Alimentos em conserva

Alimentos em conserva geralmente têm altos níveis de sódio para ajudar na conservação. Por isso, o ideal é consumi-los frescos.

6. Molhos e condimentos ricos em sódio

Molhos prontos, como ketchup e molho de soja, e condimentos ricos em sódio podem contribuir para a retenção de líquido.

7. Alimentos embutidos

Alimentos como presunto, mortadela, salsicha e outros ultraprocessados costumam ter alto teor de sódio, o que aumenta a sensação de inchaço. “A maioria desses produtos costuma levar corantes, conservantes e misturas de várias carnes”, finaliza a nutricionista.

Janaine Fernandes

Jornalista, repórter, apresentadora e social media. Me apaixonei pela comunicação aos 15 anos e desde então sigo na missão de revolucionar a forma de atuação do jornalismo brasileiro na periferia. Em 2019 criei o Marginalmente, um portal para falar sobre arte, cultura e urgências da quebrada. Já escrevi para a revista Já Deu o Time e Digital Favela, gravei a série “Canal da Quebrada” e fiz parte do time de jornalistas da KondZilla. Atualmente faço parte do time EdiCase como assistente de redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.