Ícone do site Portal EdiCase

Atividade física ajuda a melhorar a qualidade de vida dos diabéticos

Mulher de meia idade praticando atividade física em frente a um computador

Hábitos de vida saudáveis favorecem o controle do diabetes (Imagem: Yuganov Konstantin | Shutterstock)

Os hábitos de vida de pessoas diabéticas influenciam muito sua saúde. Algumas atitudes, como praticar atividades físicas diariamente, cuidar da alimentação e tomar adequadamente os medicamentos prescritos pelo médico, são necessárias para o melhor controle da doença a longo prazo.  

“Também é importante manter sob controle outros problemas de saúde, como a hipertensão arterial, a dislipidemia e a obesidade ou sobrepeso, além de evitar tabagismo”, alerta Paloma Nehab Hess, especialista em Endocrinologia e Metabologia. Dessa forma, é possível minimizar as complicações da doença. 

Benefícios das atividades físicas 

Além de proporcionar bem-estar e relaxar a mente, a atividade física desempenha um excelente papel na vida do diabético. “Ajuda a controlar a glicemia, a hipertensão e a dislipidemia, reduz a resistência insulínica e auxilia na perda de peso e na manutenção do peso perdido”, completa a endocrinologista. 

A atividade física também pode ajudar a prevenir o avanço da doença. “Em casos de pré-diabetes, a mudança de estilo de vida, incorporando a atividade física ao cotidiano, pode evitar a progressão para o diabetes”, explica Paloma Nehab Hess. 

Avaliação médica é necessária antes de praticar qualquer atividade física (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

Cuidados ao praticar 

A seguir, a endocrinologista Paloma Hess lista alguns dos cuidados que devem ser tomados pelos diabéticos ao praticar atividade física: 

Apesar dos benefícios oferecidos aos diabéticos, as atividades físicas devem ser praticadas com cautela. Além disso, é fundamental consultar um médico para analisar as restrições e, até mesmo, indicar o tipo de atividade.

Sair da versão mobile