5 benefícios do goji berry para a saúde

5 benefícios do goji berry para a saúde
O consumo de goji berry é benéfico para a saúde (Imagem: Soyka | Shutterstock)

O goji berry é uma pequena fruta vermelha originária das regiões do Himalaia, Tibete e Mongólia. É cultivada em arbustos da planta do goji e tem sido tradicionalmente utilizada na medicina chinesa há séculos. Consumida tanto in natura quanto na forma de suplementos, é versátil e pode ser incorporada em diferentes receitas, como smoothies, iogurtes, saladas ou, até mesmo, consumida diretamente.

Reconhecido por seu perfil nutricional notável, o goji berry é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas (especialmente vitamina C), minerais, e aminoácidos essenciais. Essa combinação de nutrientes confere uma série de benefícios para a saúde. Abaixo, conheça alguns deles!

1. Aumenta a imunidade

Por conter uma alta dose de vitamina C e zinco, o goji berry fortalece o sistema imunológico aumentando a resistência do organismo ao enfrentar infecções e gripes. “A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os micro-organismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, acrescenta a farmacêutica Luciana Rocha. 

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

2. Promove mais saúde mental

O goji berry também ajuda a manter o bem-estar e aumentar a qualidade do sono: “As vitaminas do complexo B atuam ainda como redutoras da fadiga e do estresse”, explica a farmacêutica. Por isso, de acordo com Luciana Rocha, o complexo B auxilia na manutenção da saúde emocional e mental, o que torna útil para auxiliar em casos de depressão e ansiedade.

3. Previne o envelhecimento 

Os antioxidantes encontrados na fruta beneficiam também a saúde da pele, ajudando a manter a elasticidade, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na cicatrização. O consumo regular do goji berry também ajuda a reduzir danos causados pelo sol. “O efeito antioxidante das vitaminas C e E faz com que as células fiquem protegidas contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce”, explica a farmacêutica. 

Casal correndo ao ar livre com roupas de esporte
O goji berry aumenta a energia e vitalidade para a prática de atividade física (Imagem: NDAB Creativity | Shutterstock)

4. Aumento de energia 

A fruta tem uma combinação única de nutrientes e é comumente utilizada para aumentar a energia, resistência e vitalidade. Ao acelerar o metabolismo, auxilia também no ganho de massa magra.

“Além de acelerar o metabolismo e aumentar a disposição para atividades físicas, os componentes presentes no goji berry facilitam a liberação do HGH, hormônio responsável pela manutenção dos tecidos do corpo, e pelo aumento da massa magra ou muscular; ou seja, esse mesmo hormônio age como fortificador dos efeitos do cálcio nos ossos e nos dentes, pois facilita a absorção desse nutriente pelo organismo”, detalha Luciana Rocha.

5. Fonte de fibras

O goji berry é uma fonte de fibras dietéticas, essenciais para uma digestão saudável e regular do intestino, além de ajudar a prevenir a constipação e promover o crescimento de boas bactérias. “[As fibras] favorecem o trânsito do intestino, já que eles exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal”, explica a nutricionista Ronimara Santos.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.