Além de serem muito divertidos e de ajudarem no processo de aprendizado, alguns passatempos, como sudoku e caça-palavras, também são ótimos aliados da saúde mental. “Eles [sudoku e caça-palavras] auxiliam na capacidade de memorização e no aumento do vocabulário, além de promoverem atividades neurais como as sinapses, que são conexões cerebrais que estimulam a memória”, explica Miria Ribeiro, psicóloga, escritora e palestrante.
Prevenindo transtornos neurológicos
Entre as vantagens oferecidas pelo sudoku e pelo caça-palavras, a prevenção de diferentes condições neurológicas é considerada uma das mais importantes. Conforme explica Roberto Debski, psicólogo, médico clínico geral e especialista em Homeopatia e Medicina Integrativa, diversos estudos apontam que pessoas que utilizam esses dois passatempos com uma certa frequência têm uma proteção maior contra demência senil e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
Objetivos dos jogos
Criada pelo arquiteto americano Howard Garns, em 1979, a atual versão do sudoku é um jogo de raciocínio e lógica em que o indivíduo precisa completar os quadrados disponíveis utilizando números de 1 a 9. Durante o desafio, contudo, não é possível inserir números repetidos nas linhas horizontais e verticais, bem como nos quadrados delimitados por linhas em negrito.
A atual versão do caça-palavras, que tem sua criação atribuída a diferentes pessoas e datas, é um jogo que consiste na disposição aleatória de letras dentro de um quadrado ou um retângulo. O objetivo é que, em meio ao montante de letras, o usuário encontre e circule as palavras solicitadas.
Idades recomendadas
Ambos os passatempos podem ser praticados por pessoas de diferentes faixas etárias, desde a infância até a terceira idade. Roberto Debski apenas alerta que os desafios devem ser compatíveis com a idade dos usuários.
Além disso, no caso das crianças, Miria Ribeiro comenta que o mais recomendado é que elas comecem a utilizar o sudoku e o caça-palavras a partir dos seis anos ou quando a alfabetização for concluída. Afinal, somente nesses períodos conseguirão assimilar corretamente tais atividades.
Tudo é uma questão de equilíbrio
Assim como em outros exercícios, sejam eles físicos ou mentais, as práticas do sudoku e do caça-palavras precisam de limites. “Podemos exercer esses passatempos por um período recomendado de uma a duas horas diárias. Depois desse tempo, o corpo pede movimento. É preciso levantar-se, cuidar da hidratação etc.”, esclarece Roberto Debski.
Dicas na hora de praticar as atividades
De acordo com Roberto Debski, é preciso que os usuários fiquem atentos a algumas dicas na hora de fazer os passatempos. São elas:
- Estabelecer um horário fixo para a prática das atividades;
- Hidratar-se e descansar durante a prática das atividades;
- Realizar as atividades em um ambiente com boa iluminação;
- Procurar sempre melhorar, com desafios que demandem níveis progressivos de resolução.