4 benefícios do consumo da água para a saúde

4 benefícios do consumo da água para a saúde
A água oferece diversos benefícios para o corpo (Imagem: Shutterstock)

O consumo de água é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Afinal, cerca de 60% dele é composto por água. Além disso, ela contribui para o controle da temperatura corporal, ajuda a evitar prisão de ventre, previne cálculos renais, mantém a hidratação da pele e, inclusive, favorece o emagrecimento.

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso. O recomendado é que pessoas adultas consumam, em média, 2 litros diários.

“A falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, afirma Matheus Motta, nutricionista e responsável pelo VigilantesdoPeso no Brasil, programa que inspira milhões de pessoas a adotar hábitos saudáveis na vida real.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

A fim de auxiliar aqueles que buscam o bem-estar por meio de um processo mais saudável e duradouro, o VigilantesDoPeso lista os principais benefícios do consumo diário de água. Confira!

Dois copos com água e uma jarra despejando água em um dos copos
Consumo de água ajuda a emagrecer (Imagem: Shutterstock)

1. Auxilia o controle de peso 

A água é importante para a regularização da temperatura do nosso corpo, pressão sanguínea e o transporte eficiente de nutrientes e resíduos nos músculos, funções importantes para o bom desempenho físico. Ela também mantém um bom funcionamento do metabolismo, o que influencia na perda e controle de peso. Além de ser a melhor opção para se hidratar, pois não contém calorias nem açúcares, encontrados em outras bebidas.

A água não só acelera o metabolismo, ajudando a tornar a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente, mas também diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança, se acompanhada de uma alimentação equilibrada.

2. Ajuda o sistema digestivo 

Hidratar-se de maneira adequada auxilia a produção de fluidos digestivos e melhora o funcionamento intestinal, evitando, assim, a constipação e a formação de gases, facilitando ainda a absorção dos nutrientes necessários para o nosso corpo.

3. Evita a exaustão mental 

O cérebro funciona melhor quando está hidratado. Consumir a quantidade sugerida de água é importante para manter o bom desempenho da função cognitiva, prevenindo sintomas como cansaço, falta de atenção e falha na memória.

4. Previne pedra nos rins 

Sem o consumo ideal da quantidade de água, há a diminuição da produção de urina, que passa pelos rins, facilitando a formação de cálculos renais. Além disso, a ingestão suficiente de líquido pode diminuir os riscos de infecções no sistema urinário.

Por Vitória Rosa Barros

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.