Ícone do site Portal EdiCase

Veja como aproveitar as propriedades de plantas e ervas em chás

Xícara com chá e ramos de lavanda em cima

Para aproveitar as propriedades dos chás é preciso utilizá-los com segurança e prepará-los da forma correta (Imagem: LN team | Shutterstock)

As plantas e ervas utilizadas em chás são responsáveis por oferecer diversos benefícios para o organismo. “Algumas delas auxiliam, de forma eficaz, no tratamento de diversas doenças por apresentarem propriedades estimulantes, calmantes, diuréticas, anti-inflamatórias, entre outras. Com o seu consumo, além de aumentarmos a ingestão de água, aproveitamos os minerais e substâncias antioxidantes presentes”, explica o nutrólogo esportivo Alfredo D. Landeau Bobadilla. 

Temperatura correta da água

Os benefícios dos chás são incontáveis, mas é preciso usar com segurança e preparar do jeito certo. “A água muito quente ou fria pode interferir na correta liberação dos princípios ativos dessas plantas. A temperatura adequada é aquela do momento da ebulição: quando começa a liberar as bolhas na lateral da panela, deve-se apagar o fogo e jogar essa água sob a planta”, recomenda a nutricionista Viviane Pereira. 

Cuidados com o consumo

Apesar de não ter muitas restrições, crianças, gestantes e lactantes só devem consumir chás com orientação médica. Outro fator importante é a quantidade de planta utilizada em um chá: “O maior cuidado é em relação à quantidade de planta que será utilizada, para que não se consuma em excesso ou em quantidade menor do que é recomendado. O ideal é uma colher de sobremesa, ou a quantidade prescrita e/ou indicada da(s) erva(s)”, alerta Viviane Pereira. 

Chá-verde ajuda no processo de emagrecimento (Imagem: Grafvision | Shutterstock)

Dicas da nutricionista  

Funções dos chás  

Alguns chás também podem ajudar no emagrecimento por ter ação termogênica, como o chá-verde. “Para garantir bons resultados, é fundamental associar bons hábitos alimentares e a prática regular de atividade física”, indica Viviane Pereira. Outros chás ainda podem auxiliar no tratamento do colesterol ruim, problemas no fígado, gripe, dor de garganta, entre outras doenças.  

Sair da versão mobile