Chás! Veja como aproveitar melhor as propriedades das plantas e ervas

Chás! Veja como aproveitar melhor as propriedades das plantas e ervas

Confira as dicas dos especialistas que vão ajudar você a preparar chás corretamente

As plantas e ervas utilizadas em chás são responsáveis por oferecer diversos benefícios para o organismo. “Algumas delas auxiliam, de forma eficaz, no tratamento de diversas doenças por apresentarem propriedades estimulantes, calmantes, diuréticas, anti-inflamatórias, entre outras. Com o seu consumo, além de aumentarmos a ingestão de água, aproveitamos os minerais e substâncias antioxidantes presentes”, explica o nutrólogo esportivo Alfredo D. Landeau Bobadilla. 

Aprenda a preparar 

Os benefícios dos chás são incontáveis, mas é preciso usar com segurança e preparar do jeito certo. “A água muito quente ou fria pode interferir na correta liberação dos princípios ativos dessas plantas. A temperatura adequada é aquela do momento da ebulição: quando começa a liberar as bolhas na lateral da panela, deve-se apagar o fogo e jogar essa água sob a planta”, recomenda Viviane Pereira, nutricionista da rede Mundo Verde. 

Restrições  

Apesar de não ter muitas restrições, crianças, gestantes e lactantes só devem fazer uso com orientação médica. Outro fator importante é a quantidade de planta utilizada em um chá. “O maior cuidado é em relação à quantidade de planta que será utilizada, para que não se consuma em excesso ou em quantidade menor do que é recomendado. O ideal é uma colher de sobremesa, ou a quantidade prescrita e/ou indicada da(s) erva(s)”, alerta Viviane Pereira. 

Dicas da nutricionista  

  • Os chás elaborados com folhas e flores devem ser preparados na forma de infusão, isto é, sob imersão em água quente;  
  • Alguns chás podem ser preparados juntos, tanto para potencializar sua ação quanto para amenizar seu sabor, como os chás de camomila e cidreira, que apresentam ação calmante ou um chá-verde com chá de hibisco para ajudar no processo de emagrecimento; 
  • Chás retirados das partes mais resistentes, como cascas e raízes, devem ser preparados através da decocção. Nesse processo, cascas e raízes devem ser aquecidas junto com a água.  

Funções dos chás  

Alguns chás também podem ajudar no emagrecimento por ter ação termogênica, como o chá-verde. “Para garantir bons resultados, é fundamental associar bons hábitos alimentares e a prática regular de atividade física”, indica Viviane Pereira, nutricionista da rede Mundo Verde. Outros chás ainda podem auxiliar no tratamento do colesterol ruim, problemas no fígado, gripe, dor de garganta, entre outras doenças.  

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *