4 dúvidas sobre dermatite seborreica

4 dúvidas sobre dermatite seborreica
Dermatite seborreica é uma inflamação na pele (Imagem: Shutterstock)

Não é só uma questão estética, o cuidado com a pele é de extrema importância para a saúde geral do corpo. A dermatite seborreica, por exemplo, é uma doença de pele comum. Apesar de não ser grave, pode incomodar. Por isso, a dermatologista Betina Stefanello esclarece as principais dúvidas sobre esse problema.

1. O que é a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

2. O que causa esse problema?

A causa desse problema não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença de alguns fungos também pode provocar a doença.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Mulher de costas, olhando para trás e com o cabelo molhado
O uso de produtos adequados ajuda a combater a dermatite seborreica (Imagem: Shutterstock)

3. Quais são os tipos de tratamento?

O tratamento precoce das crises de dermatite seborreica é importante e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; o não uso de chapéus ou bonés; o uso de xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos; o uso de cremes/pomadas também com antifúngicos e, eventualmente, com corticosteroide, dentre outros especificados pelo dermatologista.

4. É possível prevenir a dermatite seborreica?

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.