5 dicas para manter a alimentação equilibrada

5 dicas para manter a alimentação equilibrada
Alimentação saudável é um dos primeiros passos para aumentar a qualidade de vida (Imagem: Dean Drobot | Shutterstock)

Manter a alimentação saudável pode ser um desafio, principalmente com a oferta de fast-foods e comidas ultraprocessadas no mercado. No entanto, para sustentar a saúde do corpo, não existe outro caminho: a única alternativa é investir em um estilo de vida que preza o bem-estar e a qualidade de vida, começando pelo que colocamos no nosso prato.

Por isso, a nutricionista Bárbara Ramires, que atende pelo GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços, lista 5 dicas para você adotar uma rotina mais saudável e investir em refeições mais nutritivas. Confira!

1. Fuja dos alimentos ricos em gorduras

Evite o consumo de fast-food, comidas congeladas ou alimentos pré-prontos. “Essas comidas são altamente calóricas e gordurosas e não contêm nenhum nutriente, nem vitaminas, tampouco minerais”, explica Bárbara Ramires.

2. Limite a ingestão de sal

Reduza o consumo de sal, açúcar e de carnes processadas. Isso tudo faz muito mal para o organismo e pode provocar graves problemas, como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais e hipertensão.

3. Faça substituições alimentares

Nem toda gordura é ruim. Produtos como azeite, óleo de coco e gordura de porco, por exemplo, são opções de gordura boa e ótimas para manter um bom funcionamento dos hormônios.

Mulher vestindo blusa branca em pé em uma cozinha, cortando frutas e sorrindo
Consumir frutas e verduras favorece a ingestão de nutrientes (Imagem: Olha Povozniuk | Shutterstock)

4. Aumente a ingestão de frutas e verduras

Inclua frutas, legumes, verduras, sementes e grãos na sua dieta diária. “Além de estes alimentos serem bem mais baratos que os alimentos prontos ou congelados, eles possuem os nutrientes necessários para te ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada”, afirma a especialista.

5. Consulte um especialista

Não faça dietas sem acompanhamento. “Não existe a dieta ideal, mas aquela que melhor se adequa à realidade do seu organismo e àquilo que você busca”, orienta a nutricionista. Para não prejudicar a saúde, procure ajuda de um profissional.

Por Bruna Zanin

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.