Estilo japandi: tendência une elementos do décor japonês e escandinavo

Estilo japandi: tendência une elementos do décor japonês e escandinavo
Simplicidade e minimalismo são características do estilo japandi (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)

Resultado da união entre o equilíbrio do décor japonês e a sobriedade da decoração escandinava, o estilo japandi, cada vez mais, conquista um número maior de adeptos e ganha espaço nos lares brasileiros. Confira mais informações sobre a tendência!

Características do estilo

De acordo com a arquiteta Bruna Del Frari, o estilo japandi tem como principais características a simplicidade e o minimalismo da decoração japonesa. Além disso, a elegância, o conforto e a funcionalidade da tendência escandinava se fazem presentes.

Sala de estar com parede e sofá bege
Estilo japandi proporciona ambientes mais organizados (Imagem: Antoha713 | Shutterstock)

Benefícios do estilo japandi

O estilo japandi proporciona ambientes mais organizados, clean e tranquilos para os moradores. Para Bruna Del Frari, essa tendência tem o poder de promover uma sensação única de bem-estar e relaxamento.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Elementos da decoração japandi

Mobiliário

A designer de interiores Ana Paula de Almeida explica que os móveis que compõem a decoração japandi possuem um design simples e minimalista e são baixos, isto é, mais próximos ao chão. Matérias-primas naturais também ganham espaço. Por isso, é possível optar por mobiliários de madeira e fibras naturais, como vime e bambu. Segundo a arquiteta Bruna Del Frari, isso dá ao ambiente uma atmosfera mais natural.

Sala de estar com parede bege, mesa de madeira e leque pendurado na parede
Suavidade e neutralidade são pontos fortes das cores no estilo japandi (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)

Paleta de cores

Suavidade e neutralidade são dois pontos fortes nas cores do estilo japandi. Segundo Bruna Del Frari, este tipo de decoração é composto por tons terrosos, cinza e rosa. Mas também há espaço para cores um pouco mais escuras. “No japandi, o branco é utilizado em conjunto com cores mais neutras e suaves e em mesclas com tonalidades mais escuras, como azul, verde e cinza-acastanhado”, complementa a arquiteta.

Sala de estar com sofá cinza, almofadas azuis e mesa de centro bege
Iluminação ajuda a valorizar os ambientes (Imagem: Roman King | Shutterstock)

Iluminação

A iluminação é muito importante na decoração japandi, pois ajuda a valorizar os ambientes. De acordo com a designer de interiores Ana Paula de Almeida, a luz pode ser tanto direta quanto indireta. “O importante mesmo é que ela consiga criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora para o local”, afirma. Para isso, a profissional indica utilizar lustres, pendentes, arandelas ou luminárias, mas feitos de materiais naturais, como palha, madeira e folha de arroz.

Objetos decorativos

Embora o estilo japandi seja marcado pela simplicidade, ainda é possível inserir alguns itens decorativos nos ambientes (mas sem excessos, é claro). Bruna Del Frari e Ana Paula de Almeida indicam utilizar objetos feitos de matéria-prima natural, como madeira, pedra, bambu e galho seco. Quadros minimalistas também são uma boa opção.

Plantas

Quanto às plantas desse estilo de decoração, os costumes japoneses se sobressaem. “Nas residências japonesas, os jardins têm todo um simbolismo”, explica Ana Paula de Almeida. Dessa maneira, pode-se inserir, nos ambientes, plantas como cerejeiras, bonsais, avencas, pequenas árvores e até plantas secas.

Agnes Faria

Jornalista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Entusiasta das ideias e nuances do jornalismo moderno. Já atuou na produção de conteúdo para portais de notícias, revistas, blogs e redes sociais. Na EdiCase, escreve sobre diferentes temáticas, como informática, educação, saúde e entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.