Estilo tropical: conheça a tendência que preza pelo contato com a natureza

Estilo tropical: conheça a tendência que preza pelo contato com a natureza
Estilo tropical (Imagem: Shutterstock)

Arquitetas Juliana Cararo e Priscila Tressino explicam como aplicar a técnica para deixar o ambiente mais natural

Alegria, conforto e frescor são algumas das palavras que resumem as sensações transmitidas pelo estilo tropical. Esse tipo de decoração faz referência justamente à região dos trópicos, em que possui uma grande diversidade de fauna e flora, temperaturas mais elevadas e praias paradisíacas

É o estilo que, de certa forma, possui características bem brasileiras. “Um projeto de interiores tropical tem como conceito a boa energia, o alto astral, o frescor, a sensação de liberdade e de estar em meio à natureza, pois remete a um clima quente, normalmente de praia, despojado, sem formalidades”, conta Juliana Cararo, arquiteta de projetos de interiores e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR.

Conheça as principais características do estilo

No estilo tropical, elementos naturais ou que lembrem a natureza ganham bastante destaque. Além das vegetações que remetem aos trópicos, destacam-se materiais como madeira (principalmente a de demolição), pedras em tonalidades de areia e terracota, fibras e tecidos naturais, como algodão e linho.

> 5 dicas de decoração para a primeira casa

Itens ligados às raízes brasileiras, como artesanato local e tramas manuais, também ganham espaço nesse tipo de decoração. A arquiteta de projetos de interiores e professora de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, Juliana Cararo, explica que as cores nesse tipo de decoração remetem à energia, ao calor e à alegria, mas são usadas em tons claros para iluminar o ambiente.

Mobiliário

Decoração com cadeira em fibra (Imagem: Shutterstock)

Para ajudar a criar a sensação de aconchego e proximidade com a natureza, pode-se utilizar nos ambientes móveis de madeira, vime ou bambu. Além disso, é possível combinar diferentes tipos de materiais. Por exemplo, vale a pena apostar em uma mesa de madeira com cadeiras revestidas em fibra.

Cores

O tropical é um estilo de decoração que permite explorar bastante as cores. Com elas, é possível transmitir aos espaços sensações de energia e frescor ao mesmo tempo. Para isso, pode-se utilizar tonalidades claras (branco e bege) e vibrantes (verde, amarelo, vermelho, laranja, lilás, rosa e azul).

Juliana Cararo, explica que essas cores podem ser utilizadas em paredes, elementos decorativos e até mesmo no mobiliário. No entanto, é preciso tomar bastante cuidado na escolha e usá-las de maneira equilibrada.

Estampas

Entre todos os elementos que caracterizam a decoração tropical, a estampa é quase que uma marca registrada do estilo. “A mistura de estampas pode dar muita personalidade à decoração e composição do espaço”, conta Juliana Cararo.

> Conheça as tecnologias para um lar automatizado e funcional

Segundo ela, pode-se utilizar estampas com imagens de folhas, flores tropicais (como hibisco),frutas tropicais (como banana e abacaxi) e listras coloridas. “As estampas podem estar em almofadas, estofados e até mesmo em uma pintura de parede personalizada”, sugere.

Iluminação

No estilo tropical, a iluminação natural é bastante valorizada. “Para dar um clima à noite, use uma luz mais amarelada, aconchegante, bem dimensionada e projetada com possibilidades de gerar os cenários mais sociais ou de relaxamento”, indica a arquiteta Juliana Cararo.

> Iluminação para casa: saiba como planejar

Além disso, segundo a profissional, para criar uma luz suave para o relaxamento, é possível apostar em abajures e luminárias de chão. “Luminárias decorativas com materiais mais naturais (com a presença da madeira, de fibras naturais ou de concreto), são muito apropriadas”, aponta.

A arquiteta Priscila Tressino acrescenta que, nesse estilo de decoração, “alguns modelos de arandelas inspirados em tochas e lampiões são muito utilizados. É como se fosse a iluminação noturna antiga, que remete ao fogo”.

Plantas

Decoração com plantas (Imagem: Shutterstock)

O uso de plantas é outra característica forte desse estilo. Afinal, é uma maneira fácil de se conectar com a natureza. Para isso, Juliana Cararo sugere utilizar plantas que remetem ao tropical, “mas sempre adequadas ao clima local e com atenção à iluminação e ventilação natural dos ambientes. O importante é que a vegetação se adapte bem ao clima do ambiente”, alerta.

> Decoração escandinava: conheça essa tendência

Já a especialista em design de interiores e paisagismo, Priscila Tressino, recomenda o uso das plantas monstera (costela de adão), pacová e todas as espécies de palmeiras. Ela também indica as flores hibisco, alpina e helicônia ou bananeira-ornamental. De acordo com a profissional, “há a possibilidade de trabalhar o paisagismo, para quem tem mais espaço, assim como o cultivo em vasos para quem tem espaços mais enxutos”.

Objetos decorativos

Para compor o estilo tropical em um ambiente, há a opção de itens decorativos em madeira ou pedra, pois fazem referência à natureza. Juliana Cararo recomenda usar artesanato e elementos que remetem à cultura dos trópicos, como almofadas, mantas, cerâmicas rústicas e até mesmo obras de arte.

> A influência da decoração na saúde emocional

A arquiteta Priscila Tressino sugere outros tipos de objetos decorativos: jogos de talher com cabos de bambu, ventiladores de teto com trabalho em vime, quadros, almofadas e objetos decorativos com estampas e referências a animais (golfinhos, estrelas do mar etc.), flores, frutas e folhagens

Leia também

Revista Projeto e decoração: decoração moderna

Decoração: conheça as características do estilo moderno

Decoração contemporânea: saiba como aplicar nos ambientes da casa

Laleska Diniz

Jornalista com formação pela PUC-SP. Apaixonada por produção de conteúdo, trabalha há quase 4 anos com comunicação. Na EdiCase, produz textos sobre os mais variados assuntos para revistas impressas e digitais, portal de notícias e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *