4 filmes para entender a história de Martin Luther King

4 filmes para entender a história de Martin Luther King
Martin Luther King é uma das personalidades destaques na luta pela igualdade racial (Imagem: Reprodução digital | 3DD Entertainment Ltd.)

Umas das personalidades destaque quando o assunto é combate a segregação racial e luta pelos direitos civis, Martin Luther King marcou a história dos Estados Unidos e do mundo. Até hoje o seu nome é destaque nos livros de história e noticiários.

Nascido no dia 15 de janeiro de 1929, King tornou-se conhecido por fazer diversas aparições em público pregando a igualdade racial. Inclusive, foi preso mais de 20 vezes, principalmente por pequenos crimes e por liderar protestos.

No entanto, isso não o impediu de continuar a sua trajetória, que lhe rendeu, em 1994, a conquista de um Nobel da Paz, aumentando a pressão nos EUA para tornar o direito ao voto uma realidade ao povo negro, que se concretizou no ano seguinte.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Mas em pronunciamento ao prêmio, o ativista ressaltou: “Não digam que sou um Prêmio Nobel. Isso não tem importância. Digam que fui o porta-voz da justiça. Digam que procurei dar amor, que procurei amar e servir à humanidade”.

Dado isso, confira 4 filmes que narram a trajetória de Martin Luther King para você se inspirar e conhecer um dos maiores líderes mundiais do século 20!

1. King no Deserto (2018)

Capa do documentário 'King no Deserto'
‘King no Deserto’ revela alguns dos principais conflitos enfrentados pelo ativista (Imagem: Reprodução digital | Kunhardt Films)

Dirigido por Peter W. Kunhardt, o documentário narra os capítulos finais da vida de Martin Luther King Jr., revelando os conflitos que o ativista enfrentou com ataques e críticas de todas as vias políticas. Na trama, é possível ver como discursos proferidos por ele, como a não violência do movimento ‘Black Power’ e a antiguerra no Vietnã, foram vistos pela sociedade da época, especialmente considerando que os eventos dos seus últimos 3 anos de vida são raramente discutidos.

O curta-metragem também apresenta imagens de arquivos e vídeos exclusivos dos bastidores da vida privada do ativista, com fotos de arquivos íntimos e até conversas por telefone gravadas pelo Presidente Johnson, que foi um de seus aliados e adversários na luta pelos direitos civis.

Onde assistir: HBO Max.

2. Meu Nome é MLK Jr. (2018)

Capa do filme 'Meu Nome É MLK Jr.'
‘Meu Nome é MLK Jr.’ mostra como os ideais de King foram cruciais para o movimento ativista (Imagem: Reprodução digital | Paramount Pictures)

Examinando a liderança de Martin Luther King no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, o documentário destaca o papel crucial do ativista contra a segregação racial e a defesa por direitos iguais. Com entrevistas, imagens de arquivo e reflexões sobre o impacto duradouro de King, a obra demonstra como os seus ideais, por exemplo, a não violência, foram cruciais para inspirar mudanças na sociedade e alcançar feitos inimagináveis.

Onde assistir: Apple TV.

3. Martin Luther King: Um Homem Marcado (2018)

Capa do filme 'Martin Luther King: Um Homem Marcado'
‘Martin Luther King: Um Homem Marcado’ apresenta fatos marcantes da história de King (Imagem: Reprodução digital | 3DD Entertainment Ltd.)

Produzido por Edward Cotterill e William Simpson, a trama conta como King se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros no mundo, com discursos de não violência e amor ao próximo. Além disso, mostra alguns fatos marcantes de sua história, como a feroz intimidação pelo FBI de J. Edgar Hoover que, de tão violenta, gerou até a suspeita de algum envolvimento do governo no assassinato do líder.

Onde assistir: HBO Max e Prime Video.

4. Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014)

Cena do filme 'Selma - Uma Luta pela Igualdade'
‘Selma: Uma Luta pela Igualdade’ mostra imagens exclusivas da vida íntima de King (Imagem: Reprodução digital | Paramount Pictures)

Uma cinebiografia do pastor protestante, o filme dirigido por Ava DuVernay acompanha as históricas marchas realizadas pelo ativista e manifestantes pacifistas, entre a cidade de Selma e Montgomery, para garantir o direito ao voto à população afro-americana. A trama destaca os desafios enfrentados por King e seus apoiadores ao buscarem a igualdade de direitos, enfrentando a brutalidade policial e a resistência política.

Mediante interpretações aclamadas pelos críticos, especialmente a de David Oyelowo (Martin Luther King), o público também pode assistir os eventos cruciais que culminaram na aprovação da Lei dos Direitos de Voto, em 1965, nos Estados Unidos, além de assuntos não comentados, como o trato de King diante da família, os conflitos com a esposa e a falta de segurança para os seus entes queridos, algo que nunca havia sido explorado no cinema.

Onde assistir: Prime Vídeo.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.