Freekeh: conheça as vantagens desse tipo de grão

Freekeh: conheça as vantagens desse tipo de grão
Freekeh possui alto teor de proteínas (Imagem: Shutterstock)

Descubra como ele pode te ajudar emagrecer e potencializar a alimentação

O freekeh, também chamado de trigo verde, é um grande aliado de quem busca ter uma alimentação mais saudável e quer eliminar peso. Esse supergrão é conhecido há bastante tempo no Líbano, Síria, Jordânia e Egito.

O nome Freekeh nasceu de seu processo de preparo. “Ele começa com a colheita de trigo ainda jovem, suave e verde. Em seguida, é seco ao sol antes de ser assado em fogo aberto”, explica a nutricionista Daniela Medeiros.

Segundo ela, uma vez torrado, “o trigo passa por um processo de debulha e fricção proporcionando uma cor uniforme, textura e sabor. É esse processo que se chama ‘freekeh’, derivado da palavra árabe ‘Farik’, que significa “esfregou”.

> Entenda a relação entre alimentação e bom humor

Alimento completo

Um dos motivos para esse alimento ser bastante popular em diversos restaurantes e pratos é ele ser considerado um superalimento. “Possui alto teor de proteína quando comparado com outros cereais, tem pelo menos quatro vezes mais fibra do que alguns outros cereais semelhantes, e principalmente em fibra insolúvel”, lista Natália Colombo, nutricionista da clínica NC Nutri. Ainda de acordo com a profissional, o freekeh também é uma boa fonte de zinco e ferro.

> 9 mitos e verdades sobre alimentos emagrecedores

Aliado do emagrecimento

Por possuir uma grande quantidade de fibras em sua composição, o freekeh pode ser considerado um bom aliado na dieta, pois a ingestão de fibras promove uma absorção mais lenta do alimento, dá saciedade e ainda melhora o trânsito intestinal.

Além disso, o trigo verde também apresenta um índice glicêmico bem baixo, o que também auxilia no emagrecimento por não gerar altos picos de glicemia. “Tem alto teor de proteínas, grande quantidade de fibras alimentares e baixo índice glicêmico. Além disso, o freekeh possui amido resistente, sendo considerado um prebiótico”, destaca a nutricionista Daniela Medeiros.

Freekeh pode ser consumido com salada (Imagem: Shutterstock)

Como consumir?

O trigo verde é um alimento bem versátil e pode ser incrementado de diversas formas na alimentação. “A medida é colocar 1 xícara de chá dele para 2 e meia de água. Espere ferver e amolecer. Esse tempo varia entre 15 e 20 minutos. Pode ser misturado às saladas, risoto, sopa, como acompanhamento e até como trigo integral em receitas”, ensina a nutricionista Daniela Medeiros. Ela também recomenda torrar o freekeh em uma frigideira, para ser consumido descascado, como se fosse um amendoim.

> 6 alimentos ricos em fibras que melhoram o funcionamento do corpo

Quanto consumir?

A quantidade diária vai variar de pessoa e de objetivo. “Mas ele pode ser consumido diariamente em substituição ao arroz, quinoa, macarrão e arroz integral. A quantidade consumida diariamente pode variar de 40 a 60g/dia”, comenta Natália Colombo.

Confira mais conteúdos sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *