Japa veggie: receitas orientais na versão vegetariana

Japa veggie: receitas orientais na versão vegetariana

Entradas  sem ingredientes de origem animal para você testar e descobrir que dá para recriar diversos pratos e manter o sabor

A alimentação vegetariana além de saudável, consciente e saborosa, pode ser prática e diversificada. O mundo vegetal é rico e oferece inúmeras possibilidades de sabores e texturas. Recriamos algumas receitas tradicionais da cozinha oriental na versão vegetariana, para você sentir o gostinho especial dessa culinária.

SHIMEJI

Ingredientes

500 g de shimeji

3 colheres de sopa de azeite

1 xícara de chá de cebolinha picada

3 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de chá de alho granulado

Modo de preparo

Lave o shimeji, separe os floretes e deixe escorrer. Leve ao fogo alto uma frigideira antiaderente e coloque o azeite. Deixe aquecer e coloque o shimeji. Mexa por aproximadamente 1 minuto. Acrescente o alho, o molho de soja e mexa por 30 segundos. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha e mexa novamente. Coloque um fio de azeite para finalizar e sirva em seguida.

Dica: sirva com torradas

TEMPURÁ

1 cenoura descascada e cortadas em palitos finos

1 cebola cortada em rodelas grossas

1 xícara de chá de vagens com as pontas cortadas

1 xícara de chá de brócolis separados em pequenos florestes

Água gelada

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de amido de milho

Sal, pimenta-do-reino, páprica doce e cominho a gosto

2 colheres de chá de fermento em pó

Óleo para fritar

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque todos os legumes. Adicione farinha de trigo e o amido de milho. Misture até envolver bem todos os legumes. Adicione os temperos e misture. Vá adicionando a água gelada aos poucos, até obter uma massa espessa. Adicione o fermento e misture. Em uma panela, coloque bastante óleo e deixe aquecer. Com uma colher de sopa, coloque porções da massa no óleo. Deixe dourar, retire da panela e coloque em um recipiente com papel toalha. Sirva imediatamente

GUIOZA

Ingredientes

Massa

3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

1 xícara de chá de água

Recheio

1 jaca verde

2 cebolas médias picadas

2 tomates grandes picados

Cheiro-verde picado a gosto

100 g de azeitonas picadas

1 l de água

Azeite a gosto

2 dentes de alho amassados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Massa

Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente a água e misture até obter uma massa homogênea. Cubra a massa e reserve por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e corte círculos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Coloque dentro dos círculos um pouco do recheio e dobre na metade para fechar. Após, faça algumas dobrinhas na borda.

Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e adicione as guiozas. Deixe formar uma casquinha na base. Despeje 200 ml de água e deixe cozinhar com a tampa semiaberta, até a água evaporar. Retire do fogo e sirva em seguida.

Recheio

Corte a jaca em pedaços, coloque  em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 35 minutos após pegar pressão. Retire a panela do fogo e espere a pressão sair. Retire a jaca da panela, coloque  em uma tábua e retire a casca, as sementes e o talo.

Com a ajuda de um garfo, desfie a jaca e reserve. Em uma panela, doure o alho, o sal e a cebola no azeite. Acrescente, aos poucos, a carne da jaca, o tomate, a azeitona e o champignon.  Adicione os temperos e misture. Coloque o cheiro-verde, mexa e retire do fogo. Espere esfriar um pouco e recheie as guiozas.

Confira mais receitas e dicas na revista Menu Veggie! E, se você deseja conhecer mais sobre o mundo Vegano, a revista Veganismos tem tudo que você precisa saber ! Confira!

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *