3 receitas de hidratação caseira para cabelos com química

3 receitas de hidratação caseira para cabelos com química
Veja como manter o cabelo bonito e saudável gastando pouco (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

Muitos produtos químicos utilizados para transformar o visual, como tinturas, alisamentos e permanentes, podem causar danos aos fios. Isso porque esses produtos contêm substâncias agressivas, como amônia, peróxido de hidrogênio e outros agentes químicos, que podem prejudicar a estrutura do cabelo. 

Dessa maneira, é importante estar ciente dos possíveis danos causados por eles e utilizar produtos de qualidade, seguir as instruções corretamente e adotar medidas de cuidado capilar, como a hidratação regular e a proteção contra o calor, para minimizar os efeitos negativos e manter a saúde dos cabelos. 

A seguir, a especialista em Cosmetologia Sonia Corazza ensina receitas com ingredientes caseiros para você cuidar dos fios que sofreram com algum tipo de química. Tudo isso gastando pouco e contando com a praticidade de não precisar sair de casa!  

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Regrinhas básicas para a hidratação caseira 

  • Todos os ingredientes devem estar frescos e mantidos à temperatura ambiente, a não ser que a receita exija uma condição diferente;
  • Faça a quantidade indicada na receita, que é o suficiente para uma ou duas aplicações;
  • Mantenha o restante na geladeira dentro de um pote plástico ou de vidro bem fechado, durante no máximo 3 dias;
  • Os ingredientes podem ser encontrados em farmácias homeopáticas, em lojas especializadas e em feiras. 

Importante  

Todas as receitas foram testadas e não contêm ingredientes danosos, mas se você tem sensibilidade alimentar ou a cosméticos, faça um teste no antebraço e aguarde 24 horas antes de aplicar a máscara caseira.  

1. Hidratação para cabelos coloridos  

Esse tipo de tratamento químico agride muito o cabelo, roubando além da proteína, a proteção e os corantes naturais do cabelo. A babosa e a cenoura ajudam a recuperar a proteção perdida e minimizam os danos que os fios sofrem com a descoloração. 

Receita 

Ingredientes  

  • 4 folhas de babosa 
  • 1 cenoura  

Modo de preparo 

Corte as folhas de babosa ao meio e retire a mucilagem (líquido espesso e viscoso, substância com qualidades nutritivas que se encontra em quase todos os vegetais). Rale a cenoura, junte à mucilagem da babosa e prepare uma pasta homogênea. Esprema o líquido excedente. Aplique nos fios, espalhe com um pente de dentes largos e deixe agir por 20 minutos. Retire a máscara com água. 

2. Hidratação para cabelos tingidos 

Os carotenoides presentes na manga e o ácido lático presente no iogurte são substâncias químicas que irão proporcionar a homogeneização dos fios e mais brilho aos cabelos tingidos

Receita 

Ingredientes  

  • 1/2 manga-rosa 
  • 170 g de iogurte integral sem sabor 
  • 1 colher de café de óleo de girassol 

Modo de preparo 

Bata no liquidificador o iogurte e a manga-rosa. Acrescente o óleo de girassol e misture. Esprema o líquido excedente. Aplique a máscara nos cabelos, utilizando um pente de dentes largos e espalhe. Deixe agir por 20 minutos. Retire com água.  

Mulher penteando o cabelo
Para manter os cabelos com progressiva saudáveis, é preciso alguns cuidados especiais (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

3. Hidratação para cabelos com escova progressiva 

Cabelos com escova progressiva pedem cuidados constantes. É fundamental nutrir os fios que sofreram esse tipo de química de fora para dentro. As claras de ovos contêm agentes filmógenos (substâncias químicas formadoras de película) que irão ajudar a proteger e recuperar a saúde dos fios. 

Receita 

Ingredientes  

  • 2 claras de ovo  
  • 1 colher de sopa de mel 

Modo de preparo 

Em um recipiente, bata as claras de ovo até ficarem em ponto de neve. Adicione o mel e misture. Aplique a máscara nos fios, espalhando-a suavemente com os dedos. Deixe agir por 20 minutos e, depois, retire com água. 

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.