Saiba como acabar com a procrastinação

Saiba como acabar com a procrastinação
Definir prioridades ajuda a manter o foco nas tarefas (Foto: Shutterstock)

Especialista explica como manter o foco durante o trabalho e acabar com as distrações

Deixar de fazer algo e focar em outras atividades que não tem a ver com o trabalho, ou subestimar o seu tempo para realizar as suas tarefas, são dois dos erros mais comuns que levam à procrastinação. Para manter o foco nas atividades, o especialista em gestão organizacional, Daniel Alves, aconselha dividir as tarefas em pequenas etapas. Assim, é mais fácil manter a concentração naquilo que deve ser feito.

> Veja como planejar as tarefas do dia para ter uma vida mais leve

“Procrastinadores sempre encontrarão passatempos que os afastarão de sua atividade mais importante. O ideal é fazer com que eles comecem uma nova tarefa assim que terminarem a anterior”, explica o especialista.

Distrações e mais distrações

As distrações também exercem um papel negativo no dia a dia. Hoje temos milhares de mensagens, notificações de redes sociais e outras situações que tiram o foco. Isso pode atrapalhar a maneira com que lidamos com as demandas do dia e alimentar a ansiedade.

Devemos definir qual é a prioridade do dia. O especialista em gestão organizacional é enfático e objetivo: “tente realizar um pouco de cada vez. Não deixe tudo para a última hora. Esqueça a motivação.”

> Invista na carreira profissional que você gosta

A técnica pomodoro pode ser uma aliada

Idealizada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, essa técnica é uma ferramenta que auxilia a realizar as tarefas importantes. Para usá-la, você precisa ter um cronômetro por perto para dividir períodos de 25 minutos, separados por pausas de 5 minutos, durante duas horas. Fica assim:

25 minutos de foco > 5 minutos de descanso > 25 minutos de foco > 5 minutos de desconto > 25 minutos de foco > 5 minutos de descanso > 25 minutos de foco.

Cuide da sua mente

Por fim, com todas essas informações sobre como se organizar e gerenciar o seu dia, é muito importante que você cuide do seu estado mental. Sem a sua cabeça funcionando bem, nada funciona. Nem mesmo o seu trabalho.

> Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração

Sete dicas para melhorar a sua vida

Para finalizar, o consultor empresarial e especialista em gestão organizacional deixa sete dicas para que as pessoas possam alcançar um bom desempenho, seja no âmbito corporativo, pessoal ou acadêmico:

  1. Pratique exercícios regularmente;
  2. Preze pela qualidade do sono;
  3. Alimente-se de forma equilibrada;
  4. Cultive os relacionamentos;
  5. Tire um tempo para você;
  6. Cuide da mente tanto quanto cuida do corpo;
  7. Tire férias e se desligue totalmente do trabalho.

*Por Flávio Croffi (YEUX Comunica)

Leia mais sobre saúde e bem-estar na revista Seja Saudável

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.