Ícone do site Portal EdiCase

3 dicas para inserir exercícios na rotina e definir o abdômen

Grupo praticando corrida no parque ao ar livre

É importante ter uma rotina de exercícios físicos adaptada ao seu dia a dia (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

Para ter uma vida saudável, eliminar peso, melhorar o bem estar e definir o abdômen, não basta ter uma alimentação balanceada. Para isso, deve-se abandonar de vez o sedentarismo e colocar o corpo em movimento.  

“Para ter um abdômen definido, é necessário estar com baixo percentual de gordura corporal. Para isso, inclua na rotina de exercícios atividades como corrida ou bicicleta, que podem ser feitas na rua ou em parques e depois complementados com exercícios abdominais em casa”, sugere Vivian Cognetti, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional. 

1. Pratique exercícios em casa  

Se você vive na correria e não consegue tempo para ir à academia, pode praticar alguns exercícios físicos em casa, desde que não tenha nenhum problema de saúde. “Pessoas com problemas cardíacos, ou que apresentem qualquer alteração na coluna, devem procurar um profissional habilitado para não agravar o problema”, alerta a fisioterapeuta Juliana Godoy. 

Escolha a atividade que melhor combina com você (Imagem: Kostiantyn Voitenko | Shutterstock)

2. Escolha atividades adequadas  

Para chegar ao seu objetivo, escolha também a atividade adequada. “O ideal é combinar exercícios aeróbicos com exercícios localizados para definir o abdome. Enquanto a atividade aeróbica promove a queima de calorias, contribuindo para a manutenção do peso e evitando o acúmulo de gordura na região abdominal, o exercício localizado irá enrijecer os músculos dessa região”, explica Juliana Godoy. 

3. Trabalhe corpo e mente  

Uma boa dica é optar por algo que ofereça, ao mesmo tempo, definição e relaxamento mental. O pilates, por exemplo, pode ser uma ótima opção nesse caso. “É excelente para o fortalecimento dos músculos abdominais, que são chamados de ‘centro de força’. Estes músculos devem ficar contraídos o tempo todo durante uma aula de pilates para manutenção de uma boa postura durante o exercício”, exemplifica a fisioterapeuta. O pilates ainda ajuda a promover ganho de flexibilidade e fortalecimento do corpo. 

Sair da versão mobile