Ciclismo: descubra os benefícios e como começar a pedalar

Ciclismo: descubra os benefícios e como começar a pedalar

Além de ajudar no emagrecimento, andar de bicicleta também ajuda a melhorar a saúde mental

O ciclismo é uma modalidade muito praticada, mas poucos sabem do grande benefício que essa atividade traz para a saúde, além de proporcionar enorme sensação de prazer. “O ciclismo também age como um antidepressivo, pois relaxa e alivia todas as tensões do estresse do dia a dia. Melhora o sono, já que aumenta a produção de endorfina (hormônio da felicidade), aumenta o HDL (bom colesterol) e previne problemas de hipertensão”, explica Iva Bittencourt, personal trainer e apresentadora da TV Cinec.

Emagreça e torneie as pernas

Além de ajudar no bem-estar, andar de bicicleta movimenta vários músculos do corpo, que agem em conjunto para favorecer o emagrecimento. Toda a musculatura das pernas é trabalhada, como o quadríceps, isquiotibiais, glúteos e abdômen. Na parte superior, os braços e as costas, mantendo uma postura correta.

A prática do ciclismo ajuda no emagrecimento porque promove um alto gasto energético e não impacta de forma ruim as articulações. “Sua prática constante, com duração e intensidade adequadas para o condicionamento físico, promove a redução do peso corporal”, explica o personal trainer Guilherme Santander.

Inclua na rotina

Porém, para ter o efeito desejado é necessário pedalar com certa frequência. “Para condicionar, o ideal é pedalar no mínimo 2 vezes por semana, pelo menos 30 minutos cada dia. Caso você tenha mais disposição, pedale de 4 a 5 vezes por semana, 1 hora cada dia”, aconselha Iva Bittencourt. Tenha atenção redobrada com a alimentação, que deve ser apropriada para que seu organismo trabalhe em conjunto e absorva os nutrientes necessários para um resultado que além de bonito também será saudável.

Exercício aeróbico

A personal trainer confirma que a bicicleta é sim um exercício aeróbico, já que ativa todo o sistema aeróbico e faz gastar calorias. “É uma excelente atividade, mas depende de como é praticada. A bike, se feita na intensidade adequada, traz benefícios. Mas, se for mal feita, também pode trazer complicações”, completa Iva Bitencourt.

Converse com um médico

Assim como toda atividade física, andar de bicicleta também requer cuidados específicos. “É preciso consultar um médico para analisar as funções cardíacas. Vale lembrar a importância de usar sempre o protetor solar, beber muita água e não usar fones de ouvido, caso for pedalar na rua, pois tira a atenção e pode causar acidentes”, orienta a personal trainer Iva Bittencourt.

Melhor bicicleta

É importante ressaltar que a escolha da bicicleta deve ser adequada à sua estatura e ao seu objetivo. “A bicicleta mais convencional é a Mountain Bike, recomendada para um percurso misto, com obstáculos variados e asfalto, e a Speed, usada somente no asfalto”, explica Guilherme Santander.

Cuidado com a postura

A postura é peça-chave para iniciar um percurso correto. Aconselha-se fazer um Bike Fit inicialmente, que é o ajuste da bicicleta, de acordo com o tipo físico e condicionamento muscular do ciclista.

O personal trainer avalia que é importante não pedalar com o banco muito baixo para não sobrecarregar as articulações dos joelhos. O ideal é manter os joelhos alinhados com as pontas dos pés e deixar a coluna vertebral com a curvatura natural. “Adotar uma postura incorreta ao pedalar pode gerar lesões nos joelhos, quadril, coluna vertebral e uma série de desconfortos musculares e articulares, acarretando no abandono da prática do ciclismo”, alerta Guilherme Santander.

Aqueça antes de pedalar

Não é uma regra, mas é importante alongar-se para preparar os músculos antes de andar de bicicleta. O correto é pedalar lentamente e aumentar o ritmo ao longo do tempo, até atingir uma frequência confortável para aguentar o percurso definido.

Use uma roupa confortável

Se você anda sempre de bicicleta e já adotou essa modalidade na sua rotina, é interessante adquirir os acessórios e roupas adequadas para se sentir mais confortável na prática esportiva. “Existem bermudas de ciclismo com forro almofadado para amenizar o desconforto do banco e camisetas com tecidos que permitem a transpiração. Caso não possua esses itens, o ideal é utilizar roupas confortáveis, como bermudas e camisetas de tecidos naturais, como o algodão, ou tecnológicos, como o Dry Fit”, indica Guilherme Santander. “Para a proteção dos pés, o uso de tênis ou sapatilha própria para o ciclismo é altamente recomendado”, completa.

Dica valiosa: o uso do capacete é indispensável e obrigatório para garantir a segurança do ciclista durante o trajeto, bem como os sinalizadores, que podem vir em formato de adesivos refletivos. Vale a pena investir em equipamentos de segurança e obedecer às regras do Código de Trânsito Brasileiro ao pedalar em ruas e avenidas.

Redação Edicase

3 thoughts on “Ciclismo: descubra os benefícios e como começar a pedalar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *