Veja como os exercícios físicos ajudam aliviar a prisão de ventre

Veja como os exercícios físicos ajudam aliviar a prisão de ventre
Atividade física é benéfica para quem tem prisão de ventre (Imagem: Shutterstock)

A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade de evacuar. Vários fatores são responsáveis pelo mau funcionamento do intestino, como alimentação desregulada ou desbalanceada, sedentarismo e pouco consumo de água. 

Praticar alguma atividade física, por exemplo, é sempre recomendado por médicos e outros profissionais da saúde, pois oferece diversos benefícios para o funcionamento do corpo, inclusive, é benéfico para quem tem problemas com prisão de ventre. 

A atividade física regular ajuda no controle da massa corporal e do estresse, fatores que são diretamente associados ao intestino desregulado. Além disso, exercícios específicos melhoram o tônus das musculaturas abdominal e pélvica, fato que auxilia na prevenção e no tratamento dessas desordens”, explica o preparador físico Marcos Vinícius.  

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

Equilíbrio na atividade física  

Se a pessoa é sedentária e busca a atividade física como uma alternativa de tratamento para os problemas intestinais, precisa começar com uma intensidade menor. “Evitando grandes números de repetições e sobrecargas externas que possam gerar desordens mioarticulares, buscando exercícios que trabalhem com peso do próprio corpo, sempre acompanhadas de um profissional de educação física”, aconselha Marcos Vinícius. Exercícios como corrida, caminhada e bicicleta, costumam auxiliar no tratamento de pessoas com o intestino preso. 

Mulher fazendo abdominal
Alguns exercícios podem ser praticados em casa (Imagem: Shutterstock)

Frequência da prática   

É importante evitar fazer exercícios nos momentos de crise ou de dor intensa, para que a atividade não gere maiores desconfortos. “Caso a prática de exercício tenha como foco apenas o tratamento de desordens intestinais, a prática durante 3 vezes na semana por períodos de pelo menos 30 minutos já é suficiente para o tratamento e manutenção de uma vida saudável”, explica o preparador físico. 

Exercícios para fazer em casa 

O preparador físico Marcos Vinícius ensina alguns exercícios para ajudar a melhorar a prisão de ventre. Veja:  

  1. Deite-se com a barriga para cima e pressione as coxas contra a barriga, abraçando as pernas dobradas.
  2. Deite-se em um local macio e que mantenha as suas costas retas, logo após, eleve as suas pernas dobradas sobre a barriga e retorne tocando os pés no chão, respire profundamente durante a execução.  
  3. Sente-se sobre os seus calcanhares, expire e inspire profundamente. Depois, encolha rápido a barriga expulsando todo ar, logo após, empurre a barriga para fora inspirando. Repita isso várias vezes para dentro e para fora. 

Procure por ajuda médica  

Caso os sintomas da prisão de ventre persistam, é importante procurar ajuda médica. Dessa forma, evita-se que o problema desencadeie outras doenças, como fissuras no ânus, hemorroidas e inflamação na parede interna do intestino.  

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.