Veja como inserir o estilo japandi na decoração da casa

Veja como inserir o estilo japandi na decoração da casa
O estilo japandi é perfeito para espaços pequenos, com móveis funcionais, materiais naturais, tons suaves, móveis antigos e plantas (Imagem: Followtheflow | Shutterstock)

O estilo japandi é bastante versátil e se adapta a todos os ambientes de uma casa. Ele é resultado da união entre o equilíbrio do décor japonês e a sobriedade da decoração escandinava. Para quem deseja usá-lo, segundo a designer de interiores Ana Paula de Almeida, é indicado aplicá-lo em todos os ambientes da casa. “A casa tem que ter uma unidade, não dá para investir em um único ambiente e esquecer dos outros. É preciso criar uma conexão entre os espaços”, destaca.

Essa tendência pode ser aplicada em ambientes com qualquer dimensão. “Não importa o tamanho, e sim a utilização e o aproveitamento dos itens que compõem essa decoração. Inclusive, por ser um estilo mais minimalista, ele é perfeito para espaços pequenos”, pontua a profissional.

Aplicando o estilo em casa

Se você deseja aplicar o estilo japandi na sua casa, a arquiteta Bruna Del Frari explica que o primeiro passo para isso é limitar o uso de itens que não são funcionais. Isto é, inserir nos ambientes apenas móveis essenciais para os moradores, limitar a utilização de armários grandes e optar pelo uso de peças geométricas para compor a decoração.

Para aplicar o conceito em espaços como sala, quarto e cozinha, a profissional recomenda utilizar materiais naturais, texturas aconchegantes, tonalidades suaves e sóbrias, móveis antigos e plantas.

Interior de um quarto decorado com o estilo japandi
É preciso ter uma visão minimalista na hora de aplicar o estilo japandi nos ambientes (Imagem: CREATIVE WONDER| Shutterstock)

Cuidados ao decorar

Como todo projeto decorativo, a aplicação do estilo japandi nos ambientes também exige cuidados. Tanto a arquiteta Bruna Del Frari quanto a designer de interiores Ana Paula de Almeida concordam que é preciso ter uma visão minimalista e praticar “o menos é mais” na hora de trabalhar com essa tendência. “O décor japandi não é acumulador, nele se tem apenas o necessário”, ressalta Ana Paula de Almeida.

Buscando auxílio de um profissional

O auxílio de um profissional na hora de decorar a casa seguindo o estilo japandi é importante e sempre bem-vindo. Dessa forma, é possível evitar gastos desnecessários e até mesmo garantir que o resultado saia conforme o planejado.

Mas, de acordo com Ana Paula de Almeida, existem diversos tutoriais e informações na internet que podem ajudar algumas pessoas – principalmente aquelas que levam jeito para a decoração – a inserir essa tendência nos espaços.

Agnes Faria

Jornalista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Entusiasta das ideias e nuances do jornalismo moderno. Já atuou na produção de conteúdo para portais de notícias, revistas, blogs e redes sociais. Na EdiCase, escreve sobre diferentes temáticas, como informática, educação, saúde e entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *