6 dicas para preparar a pele para o verão
Durante o verão, a pele necessita de cuidados especiais, pois está mais exposta ao sol, o cloro da piscina ou sal do mar. Esses são fatores que podem torná-la mais ressecada e, até mesmo, causar queimaduras, manchas e envelhecimento precoce. Além disso, ela passa a transpirar mais e produzir mais sebo, resultando em oleosidade e brilho em excesso na região do rosto.
Por isso, começar a preparar a pele para a chegada da estação mais quente do ano pode ser muito positivo. Isso porque você conseguirá aproveitar o período com mais saúde e se sentindo bem, pois a pele estará protegida, tratada e bonita.
Prepare a pele para o verão
De acordo com o dermatologista Dr. Amilton Macedo, os cuidados com a pele devem ser um hábito o ano todo, mas com a aproximação do verão, a atenção com a pele deve ser redobrada. “A transição de um clima frio para uma temperatura mais quente costuma desregular as glândulas sebáceas do corpo e do rosto, provocando ressecamento ou mesmo o efeito rebote, deixando a pele mais oleosa“, explica o profissional.
Ainda segundo ele, alguns cuidados com a pele podem driblar esse problema. “Por isso, o recomendado é preparar a pele para esta estação com cuidados como a realização de uma rotina de skincare: limpeza, tratamento, hidratação e proteção, a realização de tratamentos estéticos e uma boa alimentação são as chaves para ter uma pele saudável não somente durante o verão “, afirma o especialista.
O médico dermatologista ainda recomenda o uso do filtro solar 30 minutos antes da exposição às radiações solares ou ao entrar em piscinas e, para manter a eficiência do produto, reaplique o filtro a cada duas horas caso esteja em lugares externos e úmidos.
Como começar a preparar a pele para o verão?
Para preparar sua pele para o verão e aproveitar a estação de maneira saudável, o Dr. Amilton Macedo dá algumas dicas. Confira!
1. Esfoliação
Mesmo no verão é importante para a pele do rosto e do corpo receber a esfoliação. Utilize sabonetes esfoliantes antes da hidratação para remover as células mortas e, assim, permitir que o hidratante penetre melhor na pele. A esfoliação seguida da hidratação, deixa a pele mais macia.
2. Hidratação
No verão a pele tende a ficar ainda mais ressecada, por isso é interessante começar a intensificar o uso de hidratantes corporais, que ajudam a evitar a perda hídrica. Prefira produtos como cremes, loções ou géis hidratantes com fórmulas à base de substâncias calmantes e que tenham uma ação antioxidante para a pele, como a vitamina E, ureia, silicone e óleo de amêndoa. Elas são indicadas para revigorar a pele.
3. Proteção solar
Para ter uma pele bem protegida no verão é preciso cuidá-la desde já. Mesmo nos dias nublados, com a temperatura mais baixa, é importante usar o protetor. Uma boa dica é escolher produtos com proteção UVA e UVB, como os hidratantes e bases com filtro solar.
Mas atenção: é importante aplicar o protetor solar adequado para o seu tipo de pele. Uma dica é: para as pessoas de peles brancas é necessário utilizar um produto com fotoproteção superior a 50, já para as pessoas com peles negras é recomendado usar uma proteção em torno de 30 a 50, e realizar a reaplicação do produto a cada duas horas.
4. Tratamentos estéticos
No intuito de preparar a pele para aproveitar o verão, e se sentir bem, podemos apostar em algumas tecnologias que irão ajudar o paciente a encontrar a sua melhor versão, como o EMtone, CM slim, Fotona T-runner e o Exilis Ultra 360, pois são procedimentos que respondem rápido ao inchaço, aceleram o sistema linfático e auxiliam na diminuição daquelas condições que muitas vezes incomodam.
5. Consuma água
Durante o verão, o corpo perde mais água do que o normal, já que a transpiração é maior. Por isso, repor essa hidratação é fundamental, até porque uma pele hidratada também acontece de dentro para fora. O indicado é beber cerca de 40 ml por kilo de peso por dia. Hoje em dia há até apps para smartphones que podem auxiliar a lembrar de beber água. Outra opção é andar com uma garrafa, assim você tem água sempre à mão e não se esquece de beber.
6. Alimentação balanceada
Opte por alimentos mais leves e de fácil digestão. No almoço, faça um prato bem colorido para obter muitas vitaminas e minerais, ingerindo ingredientes ricos em cálcio, soja, antioxidantes, proteínas, fibras e ômega 3. Além disso, evite produtos processados e a base de açúcar.
Por Ethieny Ferreira