5 dicas para tirar a sua empresa do papel

5 dicas para tirar a sua empresa do papel
Pesquisa é essencial antes de montar um negócio (Imagem: Shutterstock)

Confira o que fazer para montar o seu negócio e começar a empreender

O primeiro passo antes de abrir uma empresa é checar se é realmente uma boa ideia para o mercado. Para isso, segundo Hélio Cezar Donin Júnior, diretor da Donin Contabilidade, conversar com uma empresa de pesquisa ou uma universidade é interessante para conhecer a área. “Essa pesquisa inicial também irá ajudar na captação de investidores”, aconselha.

Confira outras dicas para te ajudar a tirar a sua empresa do papel!

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

> 8 etapas para montar o plano de negócios da sua empresa

1. Invista em oportunidades de crescimento

Investir em um terreno já conhecido ou apostar em um negócio que poderá crescer aos poucos, pode ser uma boa decisão. “Os menores negócios e microfranquias são muito interessantes, pois, como demandam menos investimentos, possuem menor risco”, explica Hélio Cezar Donin Júnior. De acordo com o diretor da Donin Contabilidade, normalmente esses negócios são acessíveis ao grande público e, em diversas vezes, podem ser feitos em home office, isto é, trabalhando em casa.

2. Faça a abertura da empresa

Se você já decidiu como quer investir o seu dinheiro e planejou os rumos da sua empresa, agora precisa partir para a parte burocrática. “Procure uma empresa contábil para fazer a abertura, pois eles possuem todo conhecimento necessário para efetuar os registros e fazer o enquadramento tributário conforme o planejamento feito”, afirma Hélio Cezar Donin Júnior. Além disso, ele alerta que uma legalização mal feita pode inviabilizar a escolha tributária do plano de negócios, podendo causar enormes prejuízos iniciais.

> 5 dicas para construir uma carreira bem-sucedida

3. Seja criativo e crie oportunidades

Em tempos de crises, o medo costuma vetar sonhos e boas ideias. “Driblar a crise é uma arte e, como uma arte, depende da sensibilidade da pessoa. Normalmente, os grandes ‘dribladores’ de crise são os que têm maior criatividade e o poder de transformar essa criatividade em oportunidade e, consequentemente, em um produto para o consumidor final”, analisa o especialista. Para tornar a sua empresa uma realidade depende do seu planejamento, pesquisa e capital. Com determinação e criatividade é possível conseguir tudo isso.

Duas pessoas com as mãos enlaçadas em acordo
Fazer parcerias ajuda no desenvolvimento da empresa e no custo monetário (Imagem: Shutterstock)

4. Busque parcerias

Se o sonho vale a pena, por que não o compartilhar com alguém? “Sem dúvida, a busca por um sócio investidor é uma alternativa bastante interessante para desenvolver o negócio sem se endividar e ainda contando com os controles financeiros e de gestão desses investidores”, recomenda o diretor da Donin Contabilidade.

5. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa vai ser sua grande aliada nesse processo de gestação da sua empresa. Avalie seus concorrentes e se o mercado está apto para receber o seu produto ou serviço. “Ter um plano de negócios, um bom planejamento operacional e tributário, um suporte legal eficiente são alguns dos requisitos de um negócio de sucesso”, avalia Hélio Cezar Donin Júnior.

Confira mais dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode!

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.