3 cosméticos alternativos que ajudam a hidratar a pele

3 cosméticos alternativos que ajudam a hidratar a pele
Cosméticos alternativos podem ajudar a hidratar e manter a saúde da pele (Imagem: Shutterstock)

Conheça alguns elementos bastante utilizados nos cuidados de beleza

Você já deve ter ouvido por aí conselhos ou receitas que indicam usar pomadas e óleos para hidratar pele, lábios ou até cabelo. A verdade é que a maioria desses produtos possui propriedades hidratantes, conforme explica a farmacêutica e responsável técnica e regulatório da The Body Shop Brasil, Simone de Souza Aguiar. 

“Há muito tempo alguns elementos já consagrados como medicamentos são utilizados, em concentrações menores, em produtos cosméticos”. O princípio ativo dexpantenol, por exemplo, se tornou muito popular nos últimos anos. É utilizado principalmente para hidratar e regenerar a pele.

> Conheça os tipos de olheiras e as causas de cada uma delas

Benefícios do dexpantenol

O dexpantenol, também conhecido como vitamina B5, consegue penetrar profundamente na pele. Com isso, ele forma uma camada protetora que retém a água. “Ele atua no metabolismo celular, promovendo a regeneração dos tecidos. É ideal para aplicação em peles lesadas pelo frio”, explica Simone de Souza Aguiar. Além do uso tópico, esse princípio ativo também pode ser encontrado em complexos de vitamina B e em cápsulas para ingestão.

Lanolina

A lanolina é outro ingrediente que ajuda a manter a pele hidratada. “A lanolina envolve o tecido ressecado e não permite a perda de água pela transpiração. Assim, preserva a hidratação da pele”, esclarece a farmacêutica. Ela pode ser encontrada na composição de várias maquiagens, em cremes, em xampus e em pomadas para assaduras de bebês. E sabe de onde vem? Da lã de carneiros! A lanolina é extraída após um processo de lavagem da lã.

Frasco transparente com óleo e amêndoas para decorar
Óleo de amêndoas contém vitaminas que ajudam a hidratar a pele (Imagem: Shutterstock)

Óleo de amêndoas

Provavelmente, este nome não é um desconhecido para muita gente. O óleo de amêndoas, como o próprio nome diz, vem da amêndoa e possui muitos benefícios. Além de hidratante, ele é anti-inflamatório. Inclusive, é frequentemente usado por grávidas para evitar estrias e manchas durante a gestação.

“O óleo de amêndoas é consagrado pela sua principal função: melhoria da atividade celular e, em consequência, a melhora no vigor da pele. Além disso, ele contém vitamina A, sais minerais e vitamina B, elementos que favorecem a hidratação”, pontua Simone de Souza Aguiar.

> 5 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos durante o inverno

Consulte sempre um dermatologista

Antes de usar qualquer pomada ou outro produto no rosto, consulte um dermatologista, que fará exames para saber o motivo do ressecamento da sua pele, pois isso pode ser um indicativo de outros problemas pelo corpo. A avaliação médica também ajuda a descobrir se você precisa de outros compostos vitamínicos e se o ressecamento não é um problema hormonal.

Confira mais dicas de beleza na revista ‘Inspire-se Beleza’

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.