5 cereais saudáveis para incluir na dieta
Os cereais são ricos em nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e, por serem uma alternativa econômica e saudável, são ideais para incluir na dieta e reduzir alguns quilos. Isso porque eles contêm fibras que aumentam a sensação de saciedade.
Além disso, ricos em carboidratos complexos, fornecem uma fonte sustentável de energia ao corpo, sendo essenciais para a atividade adequada do cérebro e dos músculos. Também são naturalmente baixos em gorduras, auxiliando na prevenção de diversas condições, como doenças cardíacas.
Por isso, selecionamos os 5 melhores cereais para você incluir na dieta e ter uma alimentação mais saudável. Confira!
1. Quinoa
A quinoa é um pseudocereal que contribui para o bom funcionamento do corpo. Muito indicada para praticantes de atividades físicas, ela é rica em proteínas que ajudam na construção de massa muscular. Além disso, contém mais de 20 aminoácidos em sua composição, dos quais 9 são essenciais para o funcionamento do organismo.
“É muito proteica, fonte de vitaminas do complexo B, fibras e minerais. A qualidade de proteínas que possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela união de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita”, explica a culinarista Guta Pudell.
2. Milho
O milho é um cereal de fácil inserção na alimentação e muito benéfico para as funções do organismo. Rico em vitaminas do complexo A, B1 e B3, ele ajuda a manter a pele saudável e favorece a imunidade do corpo, contribuindo para a prevenção de doenças. Além disso, as substâncias antioxidantes presentes no grão ajudam na absorção adequada de minerais e são muito conhecidas por prevenir o envelhecimento e proteger as células.
3. Aveia
A aveia é um cereal versátil que pode ser combinado com diversos alimentos. Fonte de fibras, cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e carboidratos, ela é um dos alimentos que não poderia ficar de fora dessa lista, pois, além de ser fundamental para uma alimentação saudável, ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo, diminuindo o risco de inflamações, e contribui para a perda de peso. “A aveia tem carboidratos de absorção lenta, que dão a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no emagrecimento”, acrescenta a nutricionista Daniela Medeiros.
4. Cevada
Se você faz parte do grupo que pensa que a cevada é encontrada somente na cerveja, saiba que você está muito enganado. Também conhecido como cevadinha, esse cereal está presente em farinhas, biscoitos e até barras de cereal.
Por ser fonte de fibras alimentares e vitaminas do complexo B e E, este alimento oferece diversos benefícios para o corpo, como melhora da capacidade das funções intestinais, favorece a perda de peso e previne contra o envelhecimento, pois é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo.
5. Arroz integral
O arroz é frequentemente visto como o vilão das dietas, mas a opção integral, por exemplo, pode ser extremamente saudável e nutritiva. Por conter uma quantidade de fibras maior do que o arroz branco, a versão integral ajuda na digestão e pode contribuir para a sensação de saciedade.
“As fibras contidas nos [alimentos] integrais acumulam água quando ingeridas, aumentando o volume no estômago e no intestino, o que gera sensação de satisfação e faz com que demoremos mais a ter fome novamente”, explica a nutricionista Izabella Frattezi.
Além disso, vitaminas, magnésio e ferro presentes em sua composição ajudam a controlar o açúcar no sangue e favorecem a saúde cardíaca, uma vez que reduz o colesterol ruim (LDL), o que é positivo para o sistema cardiovascular.