10 erros ao praticar atividades físicas

10 erros ao praticar atividades físicas
Cuidado para não forçar a coluna (Foto: Shutterstock)

Educador físico lista descuidos que podem prejudicar o seu treino e a sua saúde

Você quer eliminar peso e ganhar músculo? Então, preste atenção nas observações do educador físico Adriano de Oliveira Silva. Ele enumerou os 10 erros que muitas pessoas cometem quando praticam atividade física.

> Entenda o que é necessário para conquistar a forma ideal sem prejudicar o seu corpo

1. Evitar o aquecimento

O aquecimento melhora o desempenho e prepara as articulações para determinados movimentos. Se essa etapa for pulada, há risco de acontecer lesões – o que impedirá o sucesso do treino.

2. Não treinar braços

Treinar o corpo todo é essencial. Não adianta ter pernas fortes e definidas e braços flácidos e fracos. Converse com seu professor de educação física e veja que, com poucos exercícios, a musculatura dos membros superiores ficará mais firme.

3. Fazer o mesmo exercício

Quanto mais treinado você é, menos treinável você fica. Quanto mais você treinar, maior será a necessidade de variação de estímulos para melhorar o desempenho. Assim, a troca de treino de forma periódica proporciona melhores resultados.

> Veja como a prática da Ioga pode melhorar sua saúde física e emocional

4. Não beber água durante o exercício

A água ajuda a regular a temperatura corporal e no funcionamento do intestino. Evitar bebê-la aumenta a densidade sanguínea, prejudica o funcionamento do miocárdio (músculo do coração), aumenta a incidência de câimbras, diminui o desempenho e ainda pode causar tonturas.

5. Uso de roupa inadequada

Parece uma dica batida, porém, vale a pena reforçar. Nem sempre a roupa mais bonita é confortável. O certo é aliar conforto, beleza e estilo. O treino com “sneakers” (tênis com salto) ou sapatilhas compromete a segurança de quem está treinando.​

> Benefícios da drenagem linfática para o corpo

6 Prender a respiração durante os movimentos

Às vezes, na fase mais difícil do movimento, prendemos a respiração para dar aquela forcinha extra. Essa prática – chamada manobra de Valsalva – aumenta a pressão intra-abdominal e intratorácica, logo, aumenta os batimentos cardíacos. A técnica pode ser responsável por tonturas e desmaios. Durante a prática muscular, o importante é manter a respiração sincronizada ao movimento.

7. Forçar a coluna

Quando for fazer o exercício leg press no equipamento adequado, tome cuidado para não estender muito as pernas, pois pode forçar a articulação e causar danos à coluna.

> Pilates: origem do método e benefícios

8. Montar o próprio treino

Evite se aventurar sozinha na musculação. Um treino elaborado por um professor será periodizado e estará de acordo com seus objetivos.

​9. Compensar o fim de semana

Não adianta “se matar” na sala de musculação após exagerar no consumo de alimentos calóricos. O aumento excessivo no tempo de treino e na intensidade dos exercícios provoca lesões e diminuição no rendimento. Mantenha a regularidade nos treinos e a disciplina na dieta para ter resultados duradouros.

10. Treinos muito extensos

O exercício físico promove uma série de melhorias para a saúde, mas, se realizado por um longo período dentro da mesma sessão de treinamento, prejudica a saúde. Treinos de alta qualidade e que proporcionam resultados são realizados em menos de 1 hora.

Leia mais sobre treinamento saudável

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *